Luto

Adeus a uma gigante: PT no Senado se despede da economista Maria da Conceição Tavares

Brasil perde uma crítica voraz do neoliberalismo e uma das principais defensoras do desenvolvimento econômico inclusivo

Divulgação

Adeus a uma gigante: PT no Senado se despede da economista Maria da Conceição Tavares

Maria da Conceição Tavares era portuguesa de nascimento e brasileira de coração: por aqui, foi professora de nomes como o da ex-presidenta Dilma Rousseff

O Brasil perdeu, neste sábado (8/6), um dos maiores nomes do pensamento econômico desenvolvimentista do país: Maria da Conceição Tavares, que morreu aos 94 anos. A comoção da perda tomou as redes sociais, onde senadores do PT, além de autoridades como o presidente Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff, manifestaram condolências e recordaram a importância da economista.

“Ela era uma gigante em todos aspectos, profissional e enquanto ser humano. Certamente o Brasil perde uma das suas mentes mais brilhantes na área econômica. Aos amigos e familiares, meus mais sinceros sentimentos”, disse o líder do PT no Senado, Beto Faro (PA).

Conceição Tavares nasceu em 1930 em Anadia, Portugal, mas cresceu em Lisboa. Chegou ao Brasil em 1954 fugindo da ditadura salazarista, adotando a cidadania brasileira três anos depois. E virou uma brasileira apaixonada. Ela cursou a economia na Universidade do Brasil (hoje UFRJ).

Durante a década de 1980, tornou-se professora no Instituto de Economia da Unicamp. Por lá, chegou a dar aulas, entre outros, para a ex-presidenta do Brasil Dilma Rousseff. Ela também foi professora do ex-senador José Serra (PSDB).

Conceição, desde sempre, foi uma crítica voraz do neoliberalismo e defensora do desenvolvimento econômico inclusivo. Tais características foram destacadas no adeus dado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), pela rede X.

“Com paixão e excelência, ela sempre defendeu um país mais justo e igualitário. Desejo força aos familiares e amigos. Maria da Conceição Tavares, presente!”, disse a parlamentar.

Na mesma linha, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) reforçou a trajetória da intelectual aguerrida, marcado “por contribuições importantes no cenário econômico do país”.

Filiada ao PT desde 1994, Maria da Conceição foi deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro, de 1995 a 1999.

“Dentre tantas contribuições, dedicou a vida ao desenvolvimento do nosso país, como deputada federal pelo PT. Seu legado será eterno”, reforçou o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Quem também prestou homenagens à economista foram os senadores petistas Humberto Costa (PE) e Jaques Wagner (BA).

“Foi com tristeza que soube da morte da professora Maria da Conceição Tavares, que tem uma trajetória acadêmica que nos ajuda a pensar a sociedade e a economia brasileira. Seu legado é gigante!”, apontou Humberto.

Já Jaques lembrou que ela, além de uma das mais influentes pensadoras do país e que inspirou gerações de economistas, também era uma “amiga querida”.

“Tive a honra de conviver, aprender e atuar com Maria da Conceição Tavares em espaços de construção de políticas públicas. Estivemos juntos como deputada e deputado da bancada do PT na Câmara. […] Sua presença fará falta, mas suas ideias e sua obra vão permanecer ensinando as novas gerações no caminho da solidariedade, da justiça social, da distribuição de riquezas e da soberania nacional. Siga em paz, mestra!”, disse.

Homenagens presidenciais

Quem também manifestou condolências pela morte de Maria da Conceição Tavares foram o presidente Lula e a ex-presidenta (atual presidenta do Banco dos Brics) Dilma Roussef.

“Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil”, afirmou Lula, nas redes sociais.

Já Dilma lembrou que ela foi uma das mais importantes intelectuais do nosso tempo, tendo amado “profundamente o Brasil e o povo brasileiro, tendo sido uma das grandes pensadoras sobre o destino do país, os rumos da nossa economia e os caminhos para o desenvolvimento com Justiça Social”.

“Minha amiga e professora era uma mulher brilhante e profundamente comprometida com a soberania nacional, tendo atuado decisivamente na construção de um Brasil menos desigual”, disse a presidenta do Banco dos Brics.

Confira, abaixo, a íntegra das manifestações de Lula, Dilma e do PT no Senado:

Lula:

Dilma:

Fabiano Contarato:

Humberto Costa

Jaques Wagner:

Rogério Carvalho:

Teresa Leitão:

To top