Já em fase de teste para a Copa do Mundo, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou, nesta quinta-feira (18), que serão reservadas 1.153 vagas de estacionamento para aeronaves, numa rede envolvendo 33 aeroportos e 8 bases aéreas do país, para receber voos com torcedores e delegações que vão disputar a Copa das Confederações, que acontece em junho. A medida integra o plano de segurança para o setor aéreo, aprovado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). As medidas estão detalhadas no Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para a Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho, e reúne todas as ações que serão tomadas durante o período.
De acordo com o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, as vagas de estacionamento são muito superiores à expectativa de aeronaves para os jogos, tanto comerciais como de aviação geral (jatinhos e aviões particulares). Dentre as medidas estão o reforço de cerca de 77% das equipes dos órgãos públicos que atuam nos aeroportos, como Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e a criação de um Centro de Comando e Controle Nacional funcionando 24 horas na cidade do Rio de Janeiro.
O plano define, ainda, os procedimentos relacionados à recepção dos diferentes públicos que vão passar pelos aeroportos brasileiros, como Chefes de Estado, delegações e seleções de futebol, comissão de arbitragem e espectadores (turistas internacionais e domésticos). Serão feitos exercícios simulados para a recepção destes públicos.
O Centro de Comando e Controle Nacional, que funcionará 24 horas por dia durante o período de 12 de junho a 3 de julho nas instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro, irá integrar todos os órgãos prestadores de serviços públicos nos aeroportos, companhias aéreas e operadores aeroportuários: Infraero, GRU Airport (Guarulhos), Inframérica (Brasília) e Aeroportos Brasil (Viracopos).
Atrasos e filas
Além do reforço de funcionários para agilizar procedimentos, o plano também prevê outras medidas para evitar filas e atrasos nos vôos, entre elas a definição de procedimentos de recepção e desembaraço de diferentes tipos de passageiros.
O objetivo dessa medida é evitar, por exemplo, que a chegada de um chefe de estado ou de uma das seleções de futebol que vão disputar a competição prejudique o atendimento dos passageiros comuns – internacionais e domésticos.
Restrição a voos
O plano também contempla novas regras de funcionamento do espaço aéreo nas capitais que vão receber os jogos da Copa das Confederações. No período entre uma hora antes da partida e quatro horas depois, haverá restrições para voos de aeronaves nesses locais.
O plano cria três áreas ao redor dos estádios, cada uma com um nível de restrição diferente. Na branca, mais distante dos estádios e menos restritiva, serão permitidas operações de voos previamente coordenadas, além de aeronaves de segurança pública e ambulâncias, por exemplo, desde que previamente notificadas. A aviação geral, porém, não será permitida.
Já na faixa vermelha, mais próxima dos estádios, o rigor será maior. Naquele horário definido, só vão poder sobrevoar a área aeronaves de defesa e emergência, além daquelas envolvidas com o evento – como helicópteros que farão imagem dos jogos.
Com informações da Anac e da Infraero
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