Alessandro Dantas

Rogério Carvalho foi o relator da medida provisoria que traz dignidade aos motoristas e entregadores de aplicativo
O governo do presidente Lula acaba de dar mais um passo fundamental para apoiar uma categoria que cresce e move o Brasil: os motoristas e entregadores de aplicativos. Foi sancionada medida provisória, que teve relatório do senador Rogério Carvalho, e permite que esses profissionais acessem o crédito consignado. A iniciativa reflete a visão do Partido dos Trabalhadores a favor de mais oportunidades e segurança financeira aos brasileiros.
“Estamos diante de uma mudança significativa no acesso ao crédito para pessoas físicas. Antes, era necessário intermediar com a empresa ou pegar um empréstimo sem garantias e com juros altíssimos. Agora, o trabalhador pode acessar uma plataforma digital, simular e comparar taxas, com redução média de até 60% nos juros”, explicou Rogério Carvalho. Ele foi o responsável pela inclusão no texto do dispositivo que incluem os motoristas e entregadores. “É uma revolução silenciosa com impacto real na vida das pessoas”, disse.
A medida é um reconhecimento da importância desses trabalhadores para a nossa economia e para o dia a dia da população. Com a inclusão no crédito consignado, motoristas e entregadores poderão acessar empréstimos com descontos de até 30% sobre os repasses das plataformas, com adesão voluntária e autorização expressa do trabalhador. Isso representa um alívio financeiro e uma nova perspectiva para quem busca investir em melhorias para o trabalho, quitar dívidas ou realizar sonhos.
O impacto dessa medida é gigantesco. A previsão é que a mudança pode injetar R$ 21,3 bilhões na economia, beneficiando 1,5 milhão de trabalhadores de aplicativos. A iniciativa é um marco na busca por ampliar o acesso ao crédito para categorias que, muitas vezes, enfrentam dificuldades no sistema financeiro tradicional. É a demonstração de um governo que olha para as necessidades reais do povo e age para construir um país mais justo, com mais oportunidades e que estimula economicamente um segmento relevante da força de trabalho.