Agricultura familiar que respeita ambiente gera renda extra

Projeto de Ana Rita, elogiado por parlamentares, está pronto para ser votado na próxima semana.

Agricultura familiar que respeita ambiente gera renda extra

anaritaJPG

O projeto da senadora Ana Rita (PT-ES) que garante benefícios econômicos para pequenos agricultores e empreendedores familiares rurais que adotam práticas de conservação na produção recebeu elogios na reunião da Comissão de Agricultura (CRA) do Senado, na manhã desta quinta-feira (31/05). O senador Waldemir Moka (PMDB-MG), ao ler o relatório da matéria, considerou o texto “altamente pertinente”, sob o argumento de que esse segmento da agricultura depende de recursos públicos para conseguir produzir. Desse modo, parlamentar mineiro orientou pela aprovação do PLS 396, mas a votação só deve acontecer na próxima sessão deliberativa da comissão, já que não havia o número de senadores necessários para aprovar a proposição em {modal url=https://ptnosenado.org.br/popup/121-popup/917-decisao-terminativa}caráter terminativo{/modal}.

Na justificativa do projeto, Ana Rita explica que dentre os pontos centrais da iniciativa estão a necessidade de incentivar o pequeno a defender o meio ambiente e contribuir para melhorar a qualidade de vida no campo. “Com pequeno incentivo econômico, boas práticas conservacionistas podem ser desenvolvidas, com reflexos positivos tanto para a produção quanto para a conservação do meio ambiente. Por exemplo, o plantio em nível e o terraceamento, o plantio consorciado e a rotação de culturas, a adubação química e orgânica, a proteção e recuperação de nascentes podem ser estabelecidos como parâmetros para que o pequeno produtor rural receba incentivo por meio de subvenção econômica, que poderá ajudar na estratégia de desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, ampliar a renda em regiões empobrecidas do País”, diz.

Este pagamento por serviços ambientais, que sugere a proposição, atende às considerações publicadas em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, que concluiu que os benefícios deviam ser concedidos com três finalidades: mitigação de mudanças climáticas, preservação de bacias hidrográficas e conservação de biodiversidade.

Para tanto, a matéria modifica a Lei 8.427/1992, que dispõe sobre a concessão de subvenção econômica nas operações de crédito rural, para prever a possibilidade de haver bônus de adimplência e redução de juros para pequenos agricultores que adotem práticas mais sustentáveis de produção. Além disso, estabelece, como condicionante para a liberação do crédito, que órgão federal competente ateste as técnicas ambientais empregadas. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, o projeto deve beneficiar 4,4 milhões de propriedades dedicadas a agricultura familiar.

Catharine Rocha

Saiba mais:

Conheça o Projeto de Lei do Senado nº 396/2011, de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES).

Veja o relatório do senador Waldemir Moka (PMDB-MG).

Leia mais:

Ana Rita propõe benefícios para agricultores familiares

To top