Foram feitas duas chamadas públicas para esta modalidade de compra. A Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF) conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
“Essa é mais uma opção para o agricultor familiar comercializar sua produção. Ajuda a gerar emprego e renda para os trabalhadores no campo e também a garantir a segurança alimentar de muitos brasileiros”, ressalta o gerente de Parcerias Institucionais da Conab, Delton Mendes Vieira.
A CDAF é um instrumento do Programa da Aquisição de Alimentos (PAA) que tem por finalidade garantir a compra de produtos agropecuários dos participantes agricultores enquadrados no Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com base nos preços de referência, que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais.
Os produtos adquiridos de agricultores familiares são utilizados para a composição de cestas de alimentos, destinadas a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, como famílias acampadas, comunidades de terreiros, pescadores artesanais, quilombolas, atingidos por barragens e indígenas. As comunidades são indicadas pelo MDS.
Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento