Alimentação adequada e saudável: direito de todos

A senadora Ana Rita (PT-ES) participou, na noite desta segunda-feira, (07/11), em Salvador, na Bahia, da abertura da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”. No Senado Federal, Ana Rita integra a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional.

Aproximadamente duas mil pessoas representantes de governos e da sociedade civil de todos os estados brasileiros participam da Conferência. Eles vão discutir nos três dias de evento a implementação de políticas públicas de garantias à alimentação adequada para milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza.

A delegação do Espírito Santo com quem Ana Rita esteve na abertura é composta por cerca de 30 pessoas. O secretário estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, também, participa da Conferência Nacional, primeira realizada no governo da presidenta Dilma Rousseff no campo da segurança alimentar e nutricional.

O debate foi iniciado nesta segunda-feira, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Representantes de países da América do Sul e da África participam do evento para conhecer a experiência brasileira no setor.

A abertura contou com a presença dos ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luíza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), do governador Jaques Wagner e do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano.

Secretários de Estado e prefeitos de outros estados do Brasil, também, participam, além de representantes indígenas, de agricultores familiares, ONGs, movimentos sociais, entidades religiosas entre outros.

“Um dos objetivos da conferência é promover a soberania e segurança alimentar, por meio da implementação da política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan nas esferas de governo e com a participação da sociedade”, explicou Ana Rita.

A escolha da Bahia para sediar o encontro está associada ao processo de implementação do Sisan e de implantação de programas que contribuíram para a promoção da segurança alimentar.

Segundo o secretário baiano de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, milhões de brasileiros foram retirados da fome por meio das ações desenvolvidas pelos estados. Outro resultado positivo, segundo o Ipea, é a retirada de 970 mil baianos da condição de pobreza.

Em sua falam a ministra Tereza Campello afirmou que em todo Brasil estão sendo realizadas ações em diversas áreas (educação, meio ambiente, saúde, desenvolvimento social) a fim de dar segurança alimentar e nutricional.

De acordo com ela, mais de 28 milhões de brasileiros já saíram da situação de extrema pobreza. Ela explicou que a intensificação e o fortalecimento de programas de transferência de renda como o de Aquisição de Alimentos e o Bolsa Família são uma das maneiras de melhorar a vida de mais brasileiros.

Para o ministro Afonso Florence, o acesso à água de qualidade também garante uma alimentação saudável. Ele deu como exemplo o programa Água para Todos, que já beneficiou mais de 2,8 milhões de baianos.

Durante o evento, o governador assinou termos de compromisso e de adesão ao Sisan, tendo por objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, além de promover o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional.

“Organizamos todas as estruturas, como o conselho estadual de segurança alimentar, para dinamizarmos a garantia ao acesso a uma alimentação saudável e de qualidade”, afirmou Jaques Wagner.

Frente Parlamentar – Nesta terça-feira (8/11), ainda dentro das atividades da Conferência, Ana Rita participa de debate que será realizado pela Frente Parlamentar de Combate à Fome. Na ocasião, parlamentares de toda a América Latina vão se reunir.

Assessoria de Imprensa da senadora Ana Rita

To top