Alunos do IFAC assistem aula ministrada por Aníbal Diniz

Ele chamou a atenção para a importância de compreender a tecnologia e o impacto na vida das pessoas.

 

 “A gente faz um voo em busca do
conhecimento científico, mas temos
que voltar à nossa aldeia”

 

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) foi o convidado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) para proferir a aula inaugural aos alunos do curso de Recursos Humanos. Aníbal destacou a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade, na cerimônia realizada na última segunda-feira (25), em Rio Branco (AC).

O senador lembrou aos estudantes que a humanidade precisa cada vez mais de descobertas científicas para dar respostas aos grandes problemas da humanidade e que o conhecimento é uma busca constante, mas que só faz sentido quando conectado com a realidade. “A gente faz um voo em busca do conhecimento científico, mas temos que voltar à nossa aldeia”, exortou Aníbal.

Ele também chamou a atenção dos alunos para a importância de compreender a tecnologia num contexto mais amplo, não a tecnologia pela tecnologia, mas suas aplicações e implicações na vida das pessoas e da sociedade em geral. Na política, por exemplo. Ele lembrou que quando o PT conquistou seu primeiro mandato no governo do Acre — com o hoje senador Jorge Viana, em 1998 — “havia uma crendice de que a floresta era empecilho para o desenvolvimento. Com o apoio da tecnologia, foi realizado um Zoneamento Ecológico Econômico que, ao longo de 14 anos teve várias etapas, norteadoras de muitos investimentos, como por exemplo, a fábrica de preservativos de Xapuri e a ZPE – Zona de Processamento de Exportação”.

O senador ressaltando o momento estratégico em que foi criado o IFAC, considerado um importante instrumento preparatório para o ingresso no mercado de trabalho. “O Ifac chegou no momento certo, porque o Acre está consolidando investimentos na indústria e vai precisar de mão-de-obra qualificada”, afirmou. Ele também alertou os estudantes para a possibilidade de crescimento que representa o ingresso no instituto. “A oportunidade que vocês estão tendo é única. Aproveitem e tenham foco de estudo porque isso pode mudar suas vidas”.

Em 2013 o IFAC terá unidades nos 22 municípios do Acre e seus alunos terão oportunidade de fazer cursos de intercâmbio no exterior. O Instituto é uma das quase 300 instituições de ensino tecnológico e científico criadas no País a partir do governo do ex-presidente Lula, numa política que vem tendo prosseguimento com a presidenta Dilma Rousseff.

Assessoria do senador Aníbal Diniz

To top