NOTA
A Bancada do PT no Senado condena veementemente as declarações do presidente Donald Trump de que não descarta uma intervenção militar na Venezuela.
Caso essa opção desastrosa se concretize, a Venezuela mergulhará definitivamente na violência e no caos e seu conflito interno se internacionalizará, transformando a América do Sul, uma região estável, em um novo Oriente Médio. Nesse caso, todos os países da região, inclusive o Brasil, sofrerão terríveis consequências e a integração regional plasmada no Mercosul, na Unasul e na Celac, que custou décadas de esforços, será desarticulada.
A lamentar em todo esse episódio a posição do governo golpista do Brasil, que se presta a fazer o baixo e míope papel de braço auxiliar dos interesses geopolíticos norte-americanos, em vez de defender os interesses reais do País, que, conforme seus princípios constitucionais e sua melhor tradição diplomática, sempre apostou na moderação, no diálogo e na solução pacífica das controvérsias.
A bancada apela para o bom senso e a racionalidade e insta todas as forças políticas, venezuelanas e internacionais , a que voltem a apostar no diálogo e numa solução democrática e pacifica para o grave conflito por que passa o nosso vizinho.
Por último, a Bancada envia sua total solidariedade ao povo venezuelano, nesta hora difícil e delicada.
Líder da Bancada do PT no Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ).