Ana Rita celebra os 478 anos de fundação de Vila Velha (ES)

Preocupada com os alagamentos na cidade, a senadora relatou as ações em curso para sanar o problema.  


“E sei que Vila Velha também me adotou,
quando eu tinha apenas seis anos de idade,
primeiro por escolha dos meus pais e, depois,
por minha livre escolha”

Em pronunciamento nesta terça-feira (21), a senadora Ana Rita (PT-ES) saudou os 478 anos de fundação de Vila Velha (ES), a serem completados no próximo dia 23.

A senadora lamentou, porém, que Vila Velha, “berço da civilização capixaba”, viva hoje problemas sérios, como os frequentes alagamentos. Ela ressaltou que, por outro lado, o município vem sendo beneficiado nos últimos anos por ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2011, afirmou a senadora, foram liberados R$ 5 milhões para a realização de estudos e serviços de macrodrenagem no município.

No Orçamento federal deste ano, disse Ana Rita, estão previstos R$ 15 milhões, em emendas individuais de sua autoria, para obras de drenagem e pavimentação; construção do Centro de Referencia da Mulher; e controle da erosão marinha e fluvial do município, entre outros benefícios.

“O Município merece mais, porque tem um povo trabalhador. Graças a isso, possui um polo de confecção consolidado e cresce vertiginosamente no setor de comércio exterior, com seus terminais portuários. Cerca de 90% das mercadorias que são escoadas pelo Espírito Santo passam pela cidade, além de contar com a tradicional fábrica de chocolates Garoto. Quem é que não conhece os bombons Garoto? Nossa cidade tem cheiro doce, de Serenata de Amor, o bombom mais apreciado dentro e fora do País, e tem no céu as cores do manto de Nossa Senhora”, acrescentou.

Depois de contar a história da criação do município, Ana Rita disse que adotou Vila Velha como sua. “Digo isso com muito orgulho. E sei que Vila Velha também me adotou, quando eu tinha apenas seis anos de idade, primeiro por escolha dos meus pais e, depois, por minha livre escolha. Moro lá até hoje”, afirmou.

Vila Velha tem mais de 414 mil habitantes e é a maior do Espírito Santo. “Terra abençoada é a nossa, com 32 quilômetros de litoral, praticamente todo recortado por praias, que atraem turistas de todo o Brasil e do exterior. Rústicas e tranquilas, muitas delas oferecem clima de vila de pescadores, igrejinhas e lagoas, para a prática de canoagem”.

Com Agência Senado

To top