Ana Rita cobra ação dos estados e critica cultura machista

“Os estados devem levar a sério as estatísticas e pensar estratégias para punir e prevenir crimes”.

Depois de visitar o município de Queimadas na Paraíba, a senadora Ana Rita (PT-ES) cobrou dos estados brasileiros a criação de estruturas adequadas ao combate à violência contra a mulher. Relatora da CPMI da mulher no Congresso Nacional, a senadora petista subiu à tribuna, nesta terça-feira (25/09), para defender o rompimento da “cultura machista” existente no País.

“Um país respeitador dos direitos das mulheres não pode conviver com tragédias como a de Queimadas, com a morte anunciada de mulheres, com uma cultura que despreza o feminino e que valoriza o uso da força masculina. É preciso que os estados brasileiros mais violentos, cujas taxas de homicídios são elevadas, tomem em sério os casos e os dados estatísticos e pensem com inteligência estratégias para esclarecer e prevenir novos crimes”, ressaltou.

Em Queimadas, houve um dos crimes de gênero mais chocantes dos últimos tempos – um estupro coletivo de cinco mulheres, que culminou com a morte de duas delas. “Este caso é emblemático. Homens, ainda hoje, acreditam que podem ter relações sexuais com mulheres contra a vontade dessas e usarem a força para isso. “A cultura machista ensina que homens podem invadir os corpos das mulheres, bater nos seus rostos, queimar suas costas, violentar sexualmente, tirar suas vidas. (…) A violência doméstica e sexual ainda é naturalizada e muitas vezes as mulheres são responsabilizadas por terem sofrido a violência”, reagiu Ana Rita. “É a normalidade do uso da violência contra as mulheres que devemos enfrentar e desconstruir diariamente”, reforçou.

Durante a realização do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo da Floresta, lembrou a senadora, a Secretaria de Políticas para as Mulheres anunciou a aquisição de 54 unidades móveis para o atendimento a mulheres e trabalhadoras rurais, em situação de violência. Como parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, as ações serão coordenadas pelos governos estaduais. A entrega dos ônibus terá início em 2013.

Os governos estaduais e municipais, junto com o movimento organizado de mulheres, é quem decidirão as localidades que receberão os veículos.  As informações servirão de referência para as localidades prioritárias dos ônibus, em municípios que já contam com programas sociais do Governo Federal.

 

Leia a íntegra do discurso da senadora Ana Rita:

To top