Ana Rita comemora Cadastro Ambiental Rural

O objetivo do cadastro é auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses.


Ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella
Teixeira, Ana Rita visitou experiências de
produção e preservação de camponeses
assentados no município

 

Em pronunciamento no Plenário na última quarta-feira (10), a senadora Ana Rita (PT-ES) comemorou a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente e a Via Campesina, no município de Nova Venécia, no Espírito Santo, para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O objetivo do cadastro é auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Instituído pela Lei 12.651/2012, o cadastro é um registro público eletrônico de informações ambientais do imóvel rural obrigatório para os mais de 5,5 milhões de imóveis rurais no território nacional.

A senadora ressaltou a importância da parceria das autoridades, proprietários de terra e assentados para a agricultura familiar com sustentabilidade ambiental. “Todos juntos no sentido de construir as condições materiais para garantir a produção de alimentos saudáveis à população, viáveis economicamente e, ao mesmo tempo, compatíveis com a preservação da terra, da fauna, da flora e das nascentes”, afirmou.

Ana Rita informou que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, visitou experiências de produção e preservação de camponeses assentados no município. São 70 famílias que cultivam hortaliças orgânicas e podem servir de exemplo para a implantação da Política Nacional de Agroecologia.

Agência Senado

To top