Ana Rita critica projeto que quer flexibilizar transmissão da Voz do Brasil

 

A senadora é contra a flexibilização do horário de transmissão do programa, que informa o cidadão sobre as atividades e decisões dos poderes públicos. "É isso que desagrada a grande mídia."

 

O programa radiofônico A Voz do Brasil — no ar há 78 anos, o mais antigo do gênero no mundo — cumpre um importante papel jornalístico, informando o cidadão sobre as atividades e decisões dos poderes públicos. Essa característica “desagrada a grande mídia”, que é motivada, em geral “por interesses meramente econômicos, voltados apenas à exploração comercial do horário nobre no qual é veiculada a Voz do Brasil”, afirma a senadora Ana Rita, em artigo divulgado nesta sexta-feira (26).

Para a senadora, essa é a principal motivação dos órgãos da grande imprensa para tentar enfraquecer o caráter democrático e transparente da Voz do Brasil, com propostas como a que tramita na Câmara dos Deputados, de “flexibilização” do horário do programa. “É uma forma disfarçada de relegar o programa a segundo plano”, afirma Ana Rita, que é “terminantemente contra este projeto de lei!”.

 

 

Veja a íntegra do artigo da senadora Ana Rita:

Em defesa da Voz do Brasil

A Voz do Brasil, o mais antigo programa radiofônico do gênero no mundo, completa 78 anos, no dia 22 de julho deste ano. O programa é um importante e indispensável instrumento de informação para a imensa massa de brasileiras e de brasileiros que vive no campo e na cidade, sem acesso a jornais e revistas e que não dispõe de outra forma de saber com transparência dos atos e realizações públicas.

Não à toa pesquisa do Ibope sobre o perfil da audiência radiofônica em nosso País aponta que um em cada três brasileiros ouve rotineiramente o programa. Outra enquete indica que 73% dos entrevistados concordam com a continuidade da veiculação da Voz do Brasil às 19h.

Sem distorcer informações e fatos, a Voz do Brasil cumpre um dos mais importantes papéis do jornalismo ao tratar igualmente as notícias dos poderes públicos e não privilegiar nenhum segmento. Com isso, faz chegar aos ouvintes a verdadeira e real informação.

Tais características, evidentemente, não agradam a setores da grande mídia. Motivados por interesses meramente econômicos, voltados apenas à exploração comercial do horário nobre no qual é veiculada a Voz do Brasil, muitos tentam enfraquecer o caráter democrático e transparente do programa com propostas como a que tramita na Câmara dos Deputados, de “flexibilização” do horário do programa. Uma forma disfarçada de relegar a segundo plano a Voz do Brasil. Sou terminantemente contra este projeto de lei!

No Senado, sou relatora de outro projeto de lei que trata da Voz do Brasil: o que transforma o programa radiofônico em Patrimônio Imaterial e Cultural do Povo Brasileiro. Ele tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte onde tem caráter terminativo, ou seja, se aprovado, não passa no plenário, indo direto à Câmara dos Deputados.

Em que pese o meu relatório se basear nos argumentos contidos no parecer  da assessoria técnica do Senado, que aponta o Executivo como o único poder com competência técnica para declarar a Voz do Brasil Patrimônio Cultural Imaterial, retirei a matéria de pauta. O parecer técnico leva em conta o decreto presidencial 3.551 de 2000.

A razão para a retirada de pauta é que considero essencial ouvir a respeito do assunto os mais amplos segmentos da sociedade – sindicatos, movimentos sociais, órgãos governamentais, entidades que lutam pela democratização da comunicação. Quero construir coletivamente um parecer adequado aos anseios da maioria. Considero a Voz do Brasil patrimônio da sociedade brasileira e, portanto, fortalecê-la é tarefa de todas e todos que compreendem que o acesso à comunicação é um dos pressupostos básicos para consolidação da democracia. O meu total compromisso é com a nossa voz: a Voz do Brasil!

Ana Rita é senadora da República e preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado

To top