Ana Rita defende maior participação da mulher na política

Além disso, senadora petista também parabenizou prefeitas eleitas no último domingo.

 

Citando dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o primeiro turno das eleições municipais, ocorrida no último dia 7 de outubro, a senadora Ana Rita (PT-ES) manifestou, nesta quarta-feira (10/10), sua satisfação com o aumento da participação feminina na política brasileira, mas lamentou que as mulheres ainda sejam pouco representadas em cargos eletivos.

A senadora, que considera insuficiente a cota mínima de 30% de candidatas mulheres nos partidos, defendeu medidas de estímulo às candidaturas femininas. Ana Rita lembrou que, no último domingo, 663 mulheres foram eleitas para 12,3% das prefeituras brasileiras, índice que pode aumentar conforme os resultados do segundo turno.

“O recorde de eleitas é positivo, deve ser comemorado e reflete uma tendência. O Brasil vive um momento novo para as mulheres”, disse, citando a eleição da presidenta Dilma Rousseff e o expressivo número de ministras de Estado como referências positivas para as mulheres.

A senadora condenou a sub-representação de mulheres especialmente no Poder Legislativo, o que considerou uma distorção que atenta contra a democracia brasileira. Ela propôs, no contexto da reforma política, a discussão de proposta que imponha um mínimo de 50% de candidatas. Em sua opinião, a sociedade brasileira ganhará com o aumento da participação das mulheres na política:

“É preciso mudar este quadro de forma significativa, reforçar nas ruas a nossa luta e ampliar as políticas públicas para acabar com tamanha desigualdade”, afirmou.

Agência Senado

To top