Ana Rita : duas comemorações importantes em fevereiro

Aniversário do PT e conquista do voto feminino são destaques do pronunciamento da senadora capixaba

:: Da redação25 de fevereiro de 2014 17:49

Ana Rita : duas comemorações importantes em fevereiro

:: Da redação25 de fevereiro de 2014

Há duas datas importantes e decisivas para a História brasileira para se comemorar no mês de fevereiro: os 34 anos de Fundação do Partido dos Trabalhadores e os 82 da conquista do direito feminino ao voto. Para a senadora Ana Rita (PT-ES), as duas datas são marcas profundas na vida política e social do Brasil e representam avanços inquestionáveis para a sociedade.

“Foi em 24 de fevereiro de 1932, com a entrada em vigor do Código Eleitoral Provisório, que as mulheres tiveram garantido em lei o direito de votar no Brasil”. Lembrou Ana Rita. Hoje, o Brasil tem quase 142 milhões de eleitores, sendo que quase 74 milhões são mulheres, o equivalente a 52% do total de eleitores.

“Embora sejamos maioria entre os eleitores e embora estejamos sob o Governo da primeira Presidenta da história do Brasil, atualmente as mulheres ocupam somente 8,6% das cadeiras do Senado, enquanto que, na Câmara, o percentual é de 8,6% do total de parlamentares”, lamentou.

Para Ana Rita, essa desproporção demonstra as dificuldades para ampliar a participação feminina na política e nos espaços de poder.  Segundo ela, além do imaginário machista que determina que a política é uma tarefa masculina,  há resistência de muitos partidos em criar condições para uma igualdade de participação das mulheres nas direções partidárias, nas listas de candidaturas e na distribuição de recursos para as campanhas.

“Por isso, é importante mudanças legais que determinem a equidade de gênero nesses espaços”, ressaltou a senadora, destacando que no PT, a participação feminina de 50% na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias foi aprovada pelos militantes. “A nova direção, que assumiu no final do ano passado, já está com essa configuração. Fomos o primeiro partido a adotar a paridade em nosso País”, comemorou.

Aniversário do Partido

Ana Rita também lembrou, em seu pronunciamento, o “nascimento” do Partido dos Trabalhadores. “Junto conosco nascia, também, uma história de lutas e de identidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, do povo pobre e excluído do nosso querido Brasil. São 34 anos do PT, que, por praticamente um terço deste tempo, vem governando o nosso País: primeiro, com o companheiro Lula; e, agora, com a Presidenta Dilma Rousseff”, destacou.

Para a senadora, o  PT é resultado do esforço de  brasileiras e de brasileiros que se dedicam à luta política e social para construir uma nova sociedade. “Com a força do povo, crescemos. O resultado desta luta é que estamos mudando os rumos e a face do nosso País”, afirmou.

“Aniversários são momentos de celebração que nos fazem relembrar a nossa caminhada, os momentos difíceis, os desafios superados, as conquistas, as vitórias e que temos pela frente muito ainda para conquistarmos e avançarmos”, concluiu.

Leia mais:

Senadores petistas realçam protagonismo feminino

Seminário: Aníbal Diniz destaca vitorias e desafios nos 34 anos do PT

Renovando-se, PT chega aos 34 anos de luta por um Brasil melhor


Leia também