“Fico muito honrada pelas indicações, até |
A senadora Ana Rita somou 7 votos, número superior a todos os parlamentares do Espírito Santo (Câmara Federal e Senado), em indicação feita por jornalistas de 45 veículos de comunicação de todo o País para o Prêmio Congresso
“Fico muito honrada pelas indicações, até porque os votos são de profissionais que acompanham de perto o nosso trabalho, nas comissões e no plenário”, afirmou Ana Rita.
Ainda pelo Espírito Santo aparecem os senadores Magno Malta com 2 votos e Ricardo Ferraço com 1 voto. Na Câmara, o mais votado recebeu três votos.
O processo de seleção ocorre em duas fases e, nesta primeira, os jornalistas que cobrem o Congresso fazem suas indicações e já sai a primeira lista de premiados. Na segunda e decisiva etapa, em votação pela internet, de 9 de julho a 9 de setembro, a sociedade acrescenta outros nomes aos selecionados pelos jornalistas e define a classificação final de todos os premiados.
De acordo com o site, o mesmo será feito com as oito categorias especiais: Parlamentares de Futuro (para deputados ou senadores com menos de 45 anos) e destaques nas áreas de combate ao crime organizado, defesa da democracia, da educação, dos consumidores, do desenvolvimento econômico, da gestão pública e da seguridade social e dos servidores públicos.
Os veículos de comunicação que participaram da votação através de seus profissionais foram: Oito emissoras de TV: Globo, Brasil, Rede TV, Globo News, Rede Vida, Bandnews, Câmara, Senado. Nove jornais: Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Jornal do Senado e Câmara Notícias. Cinco revistas: Veja, Época, IstoÉ, Revista em Discussão! (do Senado) e Floresta (da região Norte). Dez rádios: CBN, Tupi, Nacional, Gaúcha, Jornal, Band, Jovem Pan, Câmara, Senado e Radioweb. Cinco agências de notícias: Reuters, Estado, Brasil, Dow Jones e Senado. E oito sites ou portais: G1, veja.com, Terra, iG, Política Real, Olhar Direto, portal da Câmara e Congresso em Foco (a equipe de seis jornalistas também tem direito a voto, mas, como se vê pelo número total de votantes, possui limitada influência sobre o resultado final). Participaram ainda da votação um free lancer e jornalistas do núcleo encarregado pela integração dos veículos da Câmara dos Deputados – que são concursados e não possuem vínculos diretos com nenhum parlamentar – e da Associação dos Jornais do Interior do Rio de Janeiro (Adjori-RJ).
Conforme o regulamento, quem participa da votação tem “absoluta liberdade para escolher os parlamentares, conforme seus próprios critérios e conceitos”, mas a organização do Prêmio Congresso em Foco recomenda que sejam levadas em conta ”a trajetória de vida e a reputação do parlamentar”; “sua atuação legislativa, no que diz respeito à apresentação de projetos, discussão de propostas, participação em debates em plenário e nas comissões, papel exercido nas articulações com vistas à tomada de decisões”; e ”sua identidade com as demandas da sociedade”. (Assessoria de imprensa da senadora Ana Rita com informações do Congresso em Foco)