Ana Rita e Suplicy recebem senador haitiano que quer saída de tropas da ONU

:: Da redação18 de abril de 2013 14:19

Ana Rita e Suplicy recebem senador haitiano que quer saída de tropas da ONU

:: Da redação18 de abril de 2013

A senadora Ana Rita (PT-ES), presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) receberam, na tarde da última quarta-feira (17), a visita do senador haitiano Jean Charles Moise, que está no Brasil para buscar apoio para a situação enfrentada por seu país.
Moise foi o autor da resolução, aprovada pelo Senado haitiano, pela retirada das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Na Assembléia da ONU, em outubro passado, também foi o portador da denúncia de milhares de famílias haitianas que exigem das Nações Unidas reparação para as vítimas de cólera.

Na opinião do senador, o Haiti tem sua soberania afetada pela presença de tropas da Minustah. A presença da missão no Haiti ocorre por decisão da ONU. Também por decisão da Organização das Nações Unidas, o Brasil, desde 2004, lidera as forças que atuam no País.
Ana Rita explicou ao senador haitiano que a posição do governo brasileiro é de reduzir gradualmente a presença da Minustah e lembrou que o Brasil pode ampliar muito a colaboração com o Haiti em áreas como a da ciência e tecnologia.

Assessoria da senadora Ana Rita

Leia também