Ana Rita fala na Conferência de Emprego e Trabalho

A igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para jovens, mulheres e população negra foi o principal foco da palestra apresentada pela senadora.

A igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para jovens, mulheres e população negra foi o principal foco da palestra apresentada pela senadora Ana Rita (PT-ES), na I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Espírito Santo, realizada na última quinta-feira. Cerca de 200 pessoas participaram da etapa estadual e discutiram políticas públicas necessárias para a geração de emprego e trabalho em condições cidadãs.

Ana Rita também tratou de uma política de valorização do Salário Mínimo, sob o tema geral “Princípios e Direitos”. Ela lembrou que o mercado de trabalho brasileiro está se tornando cada vez mais exigente, incorporando, em primeiro lugar, os trabalhadores que tenham maior tempo de escolaridade, melhor qualificação profissional e, se possível, mais experiência.

“É educando a população, principalmente a mais jovem, que o Brasil conseguirá enfrentar esse problema. “Para isso é preciso melhorar a qualidade das escolas públicas, reduzindo também as diferenças de qualidade ensino”, disse.

Ela destacou que nos últimos anos o Governo Federal tem fortalecido o mercado interno por meio da inclusão de milhões de brasileiros nas políticas de transferência de renda e do aumento do emprego, além da expansão da rede de proteção social, o que tem gerado resultados significativos.

“Retiramos milhares de pessoas da extrema pobreza, geramos mais de 15 milhões de empregos formais no governo do presidente Lula e cerca de 1,8 milhão de empregos, em 2011, principalmente no setor de serviços e comércio”, afirmou.

A senadora também falou sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho e da população negra. Para ela, apesar dos avanços, o negro continua em desvantagem, com salários mais baixos e representam a maioria da mão-de-obra informal.

Em relação ao salário mínimo a senadora fez um retrospecto do crescimento do valor nos últimos anos. “O que garantiu que houvesse melhora do nível de desigualdade foi uma combinação de políticas públicas com o tipo de ocupação que foi gerada, e essas ocupações estão fortemente atreladas ao valor do salário mínimo”, disse.

Após sua exposição, a senadora participou de um debate e respondeu diversas dúvidas e perguntas em relação à política nacional do salário mínimo, educação de qualidade, cotas raciais nas universidades e desigualdades no mercado de trabalho entre homens e mulheres.

Com informações da assessoria da senadora Ana Rita

To top