A senadora Ana Rita (PT-ES) reuniu-se com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no final da tarde da última terça-feira (21/08), para tratar da greve no funcionalismo público, em especial a situação dos servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A senadora alertou a ministra para a defasagem salarial das duas categorias, que é muito maior que em relação aos demais setores do funcional
Além de Ana Rita, participaram da reunião com a ministra os deputados federais Dionilso Marcon (PT-RS), Valmir Assunção (PT-BA), Marina Santana (PT-GO), padre João (PT-MG), Fernando Marrone (PT-RS) e Luci Choinacki (PT-SC). Eles pediram o apoio de Ideli para que o governo avance na proposta já apresentada às duas categorias — 15,8%, em três anos — já que o percentual não atende às necessidades dos servidores do INCRA e do MDA. A ministra comprometeu-se a interceder junto ao Ministério do Planejamento, que é o responsável pela negociação.
Além da pauta salarial, trabalhadores reivindicam a reestruturação do INCRA, com aumento no quadro de funcionários para recompor a força de trabalho do órgão, e o fortalecimento na estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Eles também querem a reestruturação das carreiras.
Representantes dos servidores do INCRA e MDA voltam a se reunir com o governo nesta quarta-feira (22/08), no Ministério do Planejamento.
Assessoria da senadora Ana Rita