Ana Rita presta solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga

O bispo de São Félix de Araguaia (MT), de 84 anos, teve que deixar sua casa por ter sido ameaçado de morte

Ana Rita presta solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga

A senadora Ana Rita (PT-ES), em discurso nesta quinta-feira (13/12), falou sobre os 64 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Dia Internacional dos Direitos Humanos. A senadora recordou que a declaração foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, depois das atrocidades ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial.

Ana Rita ressaltou que a declaração condena a escravidão, a tortura, o trabalho degradante e todas as formas de violência e discriminação. “Negar o direito a moradia, a saúde, a educação, e a uma vida digna é atentar contra os direitos da pessoa humana”, disse.

Na oportunidade, a senadora parabenizou o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo pelos 17 anos de sua criação. “Com uma atuação firme e corajosa, ao longo desses anos, o Conselho vem denunciando e contribuindo para a superação de violações sistemáticas aos direitos humanos, no Espírito Santo” disse.  “Destaco as denúncias em relação ao extermínio de jovens e a situação desumana dos presídios capixabas”, finaliza.

Ana Rita prestou solidariedade ao bispo emérito de São Félix de Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, que aos 84 anos, teve que deixar sua casa, na sexta-feira (7/12), por ter sido ameaçado de morte. “É inaceitável, que um cidadão, como Dom Pedro, apenas por defender o direito inalienável à vida, na mais profunda solidariedade, tenha que conviver, com este tipo de situação”, disse. “É inaceitável que setores reacionários e atrasados, agindo a revelia das leis e do Estado brasileiro, desrespeitando os fundamentos básicos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, continuem livres espalhando a aflição e o terrorismo”, acrescenta.

Durante o discurso a senadora Ana Rita também saudou o jurista e militante de direitos humanos, João Batista Herkenhoff, por ter recebido pelo Senado Federal a Comenda Dom Helder Câmara de Direitos Humanos.  A homenagem é destinada a todos aqueles que se destacam na luta incansável pela defesa dos direitos humanos.

Assessoria de Imprensa da senadora Ana Rita

To top