Ana Rita quer que apresentadora de TV responda por apologia à violência

Presidenta da CDH reage à atitude da jornalista Rachel Sheherazade, que defendeu a “justiça com as próprias mãos.


Segundo Ana Rita, a jornalista violou os direitos
humanos, o Estatuto da Criança e do
Adolescente e fez apologia à violência

A justiça com as próprias mãos é marca de comportamento medieval, tida como inaceitável nos dias de hoje. Não para a jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do Jornal do SBT. Enquanto a maioria dos brasileiros se mostrou horrorizada com o comportamento de cariocas que agrediram e acorrentaram a um poste, com uma tranca de bicicleta, um jovem que supostamente teria cometido um roubo, a âncora, já conhecida por suas posições conservadoras, equivocadas e até mesmo aéticas, leu um editorial justificando a violência, no último dia 4.

Indignada, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), oficiou nesta quinta-feira (06) a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo sobre o caso. Junto ao ofício foi encaminhada a nota de repúdio publicada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Comissão de Ética sobre as violações de direitos cometidas pela jornalista.

O discurso enfático da apresentadora motivou a solicitação da Comissão de Direitos Humanos, segundo o documento encaminhado ao procurador Marcio Fernando Elias Rosa, da Procuradoria de São Paulo, “porque violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência quando afirmou achar que ‘num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível’”.

adolescente-negro1

Ao comentar a agressão ao menor, a jornalista
afirmou que “num país que sofre de violência
endêmica, a atitude dos vingadores é até
compreensível”

Na nota do Sindicato, que foi anexada ao ofício, ficou clara a violação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, apontando as violações do código. “O desrespeito aos direitos humanos tem sido prática recorrente da jornalista, mas destacamos a violência simbólica dos recentes comentários por ela proferidos no programa de 04/02/2014”, diz a nota que pede ainda a investigação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pelas práticas e ressaltou que a concessão para radiodifusão é pública, não podendo atentar contra os direitos humanos sem responsabilidade.

 Veja abaixo a íntegra do ofício da presidenta da CDH-Senado ao MP-SP

“Encaminho cópia da Nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas e da Comissão de Ética contra declarações da jornalista Rachel Sheherazade do SBT, solicitando a instauração do competente procedimento para investigar e responsabilizar a jornalista Sheherazade, porquanto violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência quando afirmou achar que “num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível” — Ela se referia ao grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.”

Com informações da assessoria de imprensa da CDH

To top