Ana Rita quer sociedade no planejamento de políticas

Senadora participou da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo.

Ana Rita quer sociedade no planejamento de políticas

A participação social no planejamento das políticas públicas é fundamental para garantir a redução das desigualdades, afirmou a senadora Ana Rita (PT-ES), em sua saudação à Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo, que se encerra nesta quarta-feira (29/08), em Vitória (ES).

Ana Rita destacou o papel que vem sendo desempenhando pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que ela considera uma peça importante na retomada do planejamento de Estado para as políticas públicas, “uma prática que havia caído em desuso no país”. Ela lembrou que o IPEA, parceiro do evento, reassumiu, nos últimos anos, o protagonismo na indução do desenvolvimento nacional, produzindo conhecimento e fortalecendo sua interlocução com a sociedade.

A Conferência está sendo realizada no Campus de Goiabeira, da Universidade Federal do Espírito Santo e concentra os debates em quatro eixos: Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; Vetores de desenvolvimento regional sustentável.

Oitenta especialistas participam dos painéis e mesas. Os debates irão subsidiar as discussões dos grupos de trabalho. O objetivo final é indicar princípios e diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O evento é aberto à participação de estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores e legisladores, e interessados no assunto.

Com informações da assessoria da senadora Ana Rita

To top