Ana Rita recebe quilombolas e reafirma apoio à luta

A senadora Ana Rita (PT-ES) reuniu-se, nesta quarta-feira (14/3), com representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e da coordenação estadual do movimento no Espírito Santo. As lideranças manifestaram sua preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2015/2000, em tramitação na Câmara Federal, que visa a suprimir a autonomia da União na demarcação de terras indígenas, criação de unidades de conservação e reconhecimento de áreas remanescentes de quilombos.

Os quilombolas consideram a PEC “extremamente nociva às comunidades”, mas esta não é a única matéria em tramitação no Legislativo a preocupar o movimento. Eles citaram a PEC 38/1999, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em tramitação no Senado, que pretende submeter as demarcações de reservas indígenas à aprovação privativa da Casa e também limita a 30% dos territórios dos estados as áreas demarcadas ou unidades de conservação ambiental.

Ana Rita reafirmou às lideranças quilombolas o compromisso de seu mandato com o movimento. Em fevereiro deste ano, ela acompanhou a primeira emissão de posse concedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) à comunidade Quilombola do Retiro, considerada marco histórico na luta pela garantia do direito à terra no Espírito Santo. O ato simbólico de posse ocorreu no município de Santa Leopoldina.

Com a decisão da Justiça Federal em favor do Incra, a área de 121 hectares de terra que pertencia a Fazenda Santa Mônica será anexada a Associação dos Herdeiros de Benvindo Pereira dos Anjos, composta por cerca de 100 famílias que, atualmente, vivem de atividades agrícolas, especialmente da produção de café. Os quilombolas estão na região há cerca de 150 anos.

Assessoria da senadora Ana Rita

To top