Anatel aprova planos de ação de telefonia de mais três operadoras

A Agência reguladora irá monitorar a cada três meses a eficácia dos planos de qualidade conforme proposto nos documentos autorizados.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em caráter preliminar, os planos de ação de melhoria do serviço móvel pessoal apresentados pelas operadoras Vivo, Sercomtel Celular e CTBC Celular. A medida foi publicada nessa quarta-feira (12/09) no Diário Oficial da União.

Para avaliar os planos, a Agência levou em conta a evolução da taxa de reclamações de usuários registrada em sua central de atendimento relativa à qualidade da prestação do serviço, os registros dos sistemas da Agência e as ações de fiscalização realizadas.

As três operadoras, mesmo não tendo a comercialização de chips suspensa em julho, tiveram que apresentar planos de melhoria. A proibição de venda de novas linhas foi aplicada à TIM, Oi e Claro, por apresentarem o maior número de reclamação por unidade de federação.

A retomada das vendas só foi reestabelecida em 2 agosto, após as operadoras encaminharem à Anatel medidas capazes de garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações, em especial quanto à conclusão e à interrupção de chamadas e ao atendimento dos usuários. À época, a medida da agência reguladora foi saldada pelos senadores, que realizaram uma audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Todos os planos de melhoria foram aprovados em caráter preliminar e continuam sendo monitorados pela agência reguladora. O acompanhamento trimestral visa a verificar se o plano de qualidade tem sido cumprido conforme proposto nos documentos autorizados.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Anatel quer ser convocada mais vezes pelo Senado

Senadores cobram melhoria dos serviços das operadoras


To top