Ângela comemora ampliação do Brasil Carinhoso

A expansão do plano Brasil Carinhoso, que faz parte do programa do Governo federal de combate à pobreza extrema, foi elogiada pela senadora Ângela Portela (PT-RR) em pronunciamento em Plenário, na tarde desta terça-feira (04). O programa, originalmente voltado para famílias com crianças de zero a seis anos, passará a atender também aos lares com crianças e jovens dos seis aos 15 anos de idade. “A partir de 10 de dezembro, mais 8,1 milhões de crianças e adolescentes brasileiros passarão a ser beneficiados pelo Brasil Carinhoso”, comemorou Ângela, que classifica o programa como “a mais impactante ação da área social do atual governo. O programa já garante a todas as famílias que vivem na extrema pobreza, com crianças até seis anos, uma renda de R$ 70 por pessoa. Com a ampliação, passará a ter 16,4 milhões beneficiados.

“Queremos chamar a atenção dos gestores municipais para essa expansão que, sem dúvida alguma, vai incluir muitas crianças que não estão ainda sendo contempladas e beneficiadas pelo Bolsa Família”, destacou a senadora.

Ela citou o balanço feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social sobre os primeiros resultados do programa, iniciado em maio de 2012. “O pagamento do benefício foi tão impactante que reduziu em 40% a miséria no Brasil, desde junho deste ano”.  Com o foco nas crianças de zero a 6 anos o programa conseguiu retirar 2,8 milhões delas da miséria, impactando, também a vida de seus irmãos mais velhos e seus pais, destacou a senadora. “O resultado são 8,7 milhões de pessoas fora dessa condição desumana de extrema pobreza”.

A ampliação do público alvo para jovens de até q5 anos representará um custo adicional de R$ 1,74 bilhão ao ano no programa Bolsa Família e está dentro das metas do Governo Federal de retirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza “e de caminhar para a construção de um País de classe média”, destacou Ângela, que foi relator revisora da Medida Provisória que deu origem ao Brasil Carinhoso.

Leia a íntegra do pronunciamento da senadora Ângela Portela

 

To top