Ângela destaca pioneirismo na promoção da saúde masculina

“O que se espera é que essa política coloque o Brasil na vanguarda das ações para a saúde do homem”.

A senadora Ângela Portela (PT-RR) elogiou a criação a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Governo Federal, que tem por objetivo intensificar a prevenção e a reabilitação dos agravos à saúde da população masculina no Brasil. Em discurso no plenário, nesta quarta-feira (28/11), ela destacou o transcurso do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado na semana passada e lembrou a importância de combater o preconceito e conscientizar os homens para a necessidade de realizar exames preventivos.

Os tumores de próstata são o tipo de câncer mais frequente entre os homens. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima que 50 mil novos casos sejam diagnosticados, todos os anos, “embora a Sociedade Brasileira de Urologia acredite que esse número seja subestimado”, lembrou a senadora. O diagnóstico precoce proporciona 90% de chances de cura.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem prevê o aumento de até 570% no valor repassado às unidades de saúde para procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como vasectomia, e a ampliação das ultrassonografias de próstata. “Por meio dessa iniciativa, o Governo quer que pelo menos 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano”, lembrou a senadora. “O câncer de próstata revela-se cada vez mais comum entre os brasileiros. Isso significa que os homens ainda têm preconceito com relação a procurar um médico”, alertou Ângela.

“O que se espera é que essa política coloque o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem”. O Brasil é o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do homem. “Constatamos que o governo brasileiro está atento ao problema representado pela necessidade de se cuidar de forma eficiente da saúde do homem”.

Leia íntegra do discurso da senadora Ângela Portela


To top