Ângela parabeniza alunos de Roraima vencedores de competição

Ângela parabeniza alunos de Roraima vencedores de competição

Ângela: “Mesmo localizada em uma região distante dos centros ricos e desenvolvidos do nosso País, temos alunos que nos dão orgulho”A senadora Ângela Portela (PT-RR) parabenizou 66 estudantes de escolas estaduais de Roraima que conquistaram medalha de bronze na décima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas. Dois outros alunos conquistaram medalha de prata. A parlamentar ressaltou também o trabalho de dois estudantes do Instituto Federal de Roraima que ficaram entre os vencedores da 6ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ), no ano passado. Eles foram classificados entre os 38 campeões pela construção de foguetes com garrafas PET movidos a combustível à base de vinagre e bicarbonato de sódio.

“Os resultados desses certames me deixam muito feliz, pois, mesmo localizada em uma região distante dos centros ricos e desenvolvidos do nosso País, temos alunos que nos dão orgulho pelo empenho em lutar não apenas por prêmios, mas, também, por ocupar espaços no mundo do saber, do conhecimento e da ciência”, afirmou.

Ângela Portela destacou ainda iniciativa do Instituto Nokia, que, em parceria com a Universidade Federal de Roraima, capacita estudantes para o desenvolvimento de aplicativos que facilitam o dia a dia das pessoas. Entre os aplicativos estão o de prontuário médico eletrônico; o de educação à distância; o de verificação de disponibilidade de livros na biblioteca na universidade; o EcoRoraima, guia turístico do estado; o de gerenciamento de consumo de energia elétrica; e o que permite o controle de instrumentos musicais pelo celular.

“Temos também os jogos Paruru, baseado na lenda do Monte Roraima, e leva conhecimento sobre a cultura indígena, além do Sapinho Gluglup e outros jogos pedagógicos voltados a desenvolver a capacidade auditiva e a memória das crianças”, disse a senadora.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:
Brasil conquista primeiro lugar geral em Olimpíada de Matemática

 

 

To top