Angela pede proteção para comunidades indígenas

A senadora lembrou que, em maio passado, já havia feito um discurso denunciando o que chamou de "invasão de garimpeiros na região".

:: Da redação31 de outubro de 2011 19:44

Angela pede proteção para comunidades indígenas

:: Da redação31 de outubro de 2011

Em discurso nesta segunda-feira (31/10), a senadora Angela Portela (PT-RR) pediu mais atenção para as ameaças à integridade dos povos indígenas em Roraima, especialmente as comunidades ianomâmi e yekuana. A senadora lembrou que, em maio passado, já havia feito um discurso denunciando o que chamou de “invasão de garimpeiros na região”. Ele destacou ainda que o programa Fantástico, da TV Globo, já abordou o assunto, mostrando as atividades do garimpo ilegal na região e suas consequências para os indígenas e para o meio ambiente.

Angela Portela disse que já encaminhou ofícios à Fundação Nacional do Índio (Funai), ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal relatando a situação em Roraima. Segundo a parlamentar, as respostas asseguram que medidas estão sendo tomadas para retirar os invasores e responsabilizá-los pelos eventuais danos cometidos.

A senadora, no entanto, lembrou que em audiência pública sobre a questão indígena realizada na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (27), autoridades ligadas à área falaram que faltam recursos para ações desse tipo. “Não é operação esporádica, como explosão de pistas de pouso, que vai repelir os invasores”, disse a senadora.

Ela lembrou que a região amazônica é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade e minérios. Segundo a senadora, a busca pela riqueza deve levar em conta os riscos para a vegetação e a água e o interesse das comunidades indígenas da região.

A senadora ainda ressaltou o fato de que, na madrugada desta segunda, o mundo atingiu a marca histórica de 7 bilhões de habitantes. De acordo com a parlamentar, o acentuado crescimento impõe sérios desafios à administração dos recursos planetários e deve levar a uma reflexão sobre o suprimento das necessidades humanas e sobre a relação do homem com o meio ambiente. “Em um mundo com 7 bilhões de seres humanos, garantir a vida aos povos indígenas é uma responsabilidade de todos os brasileiros”.

Fonte: Com informações da Agência Senado

Leia a íntegra do discurso de Ângela Portela


Leia também