Crise de migrantes exige medidas do governo, diz Ângela

Crise de migrantes exige medidas do governo, diz Ângela

Foto: Alessandro DantasA senadora Ângela Portela cobrou apoio do governo federal a Roraima para fazer frente à migração em massa de venezuelanos ao estado, que está criando problemas gravíssimos nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura. Trata-se de situação alarmante”, diz a senadora, “com homens, mulheres e crianças procurando alimentação e abrigo, sem recursos”.

Tornaram-se frequentes casos de prostituição e de mendicância. Os governos municipais, assim como o estadual, não têm condições de fazer frente a essa repentina onda populacional. Por essa razão Ângela pediu providências imediatas ao ministro das Relações Exteriores, no sentido de proporcionar assistência humanitária, em caráter emergencial. A senadora já levara as reivindicações ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

De acordo com dados oficiais do governo de Roraima, já ultrapassa a casa dos 30 mil o número de venezuelanos que deixaram seu país com a crise de abastecimento e cruzaram a fronteira com o Brasil, instalando-se em território nacional. A prosseguir o ritmo atual, ao final do ano é provável que chegue esse número chegue a 40 mil.

Pela avaliação encaminhada por Ângela a Serra, “criou-se um drama humanitário, decorrente de processo migratório de grandes proporções, envolvendo Estado estrangeiro. Impõe-se a necessária intervenção do Estado nacional, diante da necessidade de pacificação da fronteira Norte do País”.

Assessoria da senadora Ângela Portela

Leia mais:

Serra expõe Brasil a vexame internacional na condução da política externa

Senadores buscam contribuir para saída pacífica e democrática, diz Lindbergh

 

To top