Em discurso nesta quarta-feira (07/11), a senadora Ângela Portela (PT-RR) elogiou o Bolsa Família, ressaltando que o programa brasileiro de transferência de renda se tornou uma referência mundial. Ela destacou que, segundo balanço dos nove anos do programa, 80% dos alunos do ensino médio beneficiados conseguiram aprovação – percentual superior à média brasileira (75%). Além disso, a evasão escolar foi de 3% no ensino fundamental e de 7% no ensino médio, contra médias de 3,5% e 11,5%.
Segundo Ângela Portela, o programa alivia a pobreza da população e eleva a presença do aluno na escola – já que o governo exige pelo menos 85% de frequência. A senadora acrescentou que os recursos do Bolsa Família também evitam o êxodo rural em períodos de estiagem e colaboram com a geração de emprego.
Com base em dados do Ministério do Desenvolvimento Social, a senadora registrou que, em 2003, o programa recebia R$ 3,2 bilhões e atendia 3,6 milhões de famílias. Hoje, com orçamento de R$ 20 bilhões, o Bolsa Família atende quase 14 milhões de famílias. O gasto, informou, representa apenas 0,46% do Produto Interno Bruto (PIB).
A parlamentar destacou pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que relaciona a redução da pobreza e da desigualdade no Brasil ao Bolsa Família. De acordo com Ângela, o programa também colabora com a saúde da população, já que existe um controle da vacinação entre os beneficiados e maior frequência das gestantes nas consultas médicas.
A senadora acrescentou que, conforme registros do ministério, a média de filhos entre as famílias beneficiadas é de 2,1 – quase a mesma da população em geral, de 1,9.
“Nestes nove anos, o Bolsa Família atingiu todos os seus objetivos”, comemorou.
Agência Senado