Ângela: posse de Carmem Lúcia no TSE é marco histórico

Ângela: posse de Carmem Lúcia no TSE é marco histórico

A senadora Ângela Portela comemorou a posse da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em substituição ao ministro Ricardo Lewandowski. “É um grande acontecimento”, disse.

“Registro com orgulho, que como participante ativa da vida política do nosso País, a ministra Cármen Lúcia prestigiou a instalação da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher deste Senado, a qual presido. Portanto, meu coração está em festa, com o fato de a ministra Cármen Lúcia figurar como a primeira mulher a presidir o TSE, em 67 anos de história da Corte”, disse.

Para a senadora, a cerimônia marcou a história de luta das mulheres brasileiras pela participação da mulher em todos os espaços de poder e de decisão de nosso País. “Faz-se imprescindível destacar que a ascensão da ministra Cármen Lúcia, ao cargo máximo do TSE, significa a efetiva participação das mulheres nas instâncias de poder do País, e, neste caso, no Poder Judiciário; desta feita, avaliando processos eleitorais e tomando decisões, com lisura e independência; características estas, que marcam a vida da ministra”, destacou.

A nova presidenta do TSE, é mineira, doutora em Direito de Estado com larga experiência como advogada, professora, procuradora e escritora. “A ministra Cármen Lúcia alcançou notabilidade pública nacional, pela firmeza de seus atos e pela eloquência de suas idéias”, completou a senadora.

No governo do ex-presidente Lula, a jurista foi empossada como ministra do Supremo Tribunal Federal (2006), sendo a segunda mulher a alcançar tal posto. E assumiu o cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, e, na sequência, empossada como ministra titular do TSE (2009).

To top