Aníbal: Bancada federal do Acre tem novo coordenador

Senador Aníbal fez balanço positivo de seu trabalho: “Cumprimos a meta, que ficou acima da média dos últimos três anos”.

 

O deputado Taumaturgo Lima (PT) foi aclamado, nesta quarta-feira (15/02), como coordenador da bancada federal do Acre, em substituição ao senador Aníbal Diniz (PT), coordenador em 2011. O vice-coordenador da bancada acreana agora é o senador Petecão (PSD), que substitui o deputado Gladson Cameli (PP).

Tradicionalmente, a cada ano há uma alternância entre senadores e deputados na condução dos assuntos de interesse do Estado junto ao Parlamento e ao Poder Executivo. A bancada federal do Acre conta com três senadores – Aníbal Diniz, Jorge Viana (PT), e Sérgio Petecão – e oito deputados federais – Sibá Machado (PT), Taumaturgo Lima, Perpétua Almeida (PCdoB), Henrique Afonso (PV), Antônia Lúcia (PSC), Flaviano Melo (PMDB), Gladson Cameli e Marcio Bittar (PSDB).

Ao passar o cargo para o deputado Taumaturgo Lima, Aníbal Diniz afirmou que o trabalho em defesa dos interesses do Acre continua. “Agradeço o apoio e a colaboração de todos e desejo boa sorte para o coordenador da bancada, Taumaturgo, e o vice-coordenador, Petecão. Nossa missão vai continuar igual na luta e na defesa dos interesses do Acre. Precisamos sempre mostrar a força da nossa unidade”, disse.

Atuação – Em um balanço sobre os objetivos alcançados em 2011, Aníbal Diniz considerou que o resultado do trabalho foi positivo. “Para nós foi um ano muito produtivo. Fizemos a apresentação das emendas parlamentares para o Orçamento da União de 2012 e cumprimos a meta, que ficou acima da média dos últimos três anos. Conseguimos colocar no Orçamento de 2012 um conjunto de emendas no valor de R$ 285 milhões. Nos três anos anteriores a média tinha sido de R$ 270 milhões. Isso foi muito importante”, disse.

O senador destacou ainda que, apesar dos cortes orçamentários de 2011, foi possível avançar na liberação de recursos para atender as demandas do Acre. “Tivemos atuação da bancada no sentido de buscar a liberação dos recursos que estavam retidos nos anos anteriores. Claro que foi um ano muito difícil por conta de todas as contenções para manter o equilíbrio da economia, mas, mesmo assim, conseguimos importantes liberações para as prefeituras e para o governo do Estado. E conseguimos assegurar, inclusive, o empenho (promessa de pagamento) de boa parte das emendas parlamentares apresentadas no ano de 2010 para 2011. Terminamos este ano na coordenação com uma avaliação positiva”, afirmou.

O senador Jorge Viana elogiou a coordenação do senador Aníbal e disse que o objetivo é intensificar o debate para uma nova agenda de trabalho de 2012. Além da liberação de recursos orçamentários, os parlamentares apontaram a necessidade da atuação da bancada na busca da regularização dos vôos diretos de Brasília para Rio Branco, a necessidade de retomar as discussões para a construção da ponte do Rio Madeira, e os estudos de viabilidade para a ferrovia Transcontinental, prolongando o trecho de Vilhena (RO) até Boqueirão da Esperança, na fronteira do Acre com o departamento de Ucayalli, no Peru.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

To top