Aníbal: Brasil caminha “pela melhor trilha” ao valorizar do Mercosul

O Brasil caminha “pela melhor trilha”, ao optar pela valorização do Mercosul, em vez da aproximação com a Aliança do Pacifico, afirmou o senador Aníbal Diniz (PT-AC), lembrando que é necessário combater o “complexo de vira-lata”, que se manifesta também na ideia de o que sucesso se destina a acontecer “onde o país não está presente”.

É necessário combater o “complexo de vira-lata”

Aníbal participou da audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CRE) que, na manhã desta quinta-feira (20), ouviu o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota sobre as relações do Brasil com a Aliança do Pacífico recentemente formada por México, Colômbia, Peru e Chile. Para o ministro, a iniciativa não ameaça o Brasil. “Talvez estejamos lidando com o êxito de marketing que a Aliança do Pacifico alcançou nos últimos meses, mais do que uma realidade nova ou que represente um desafio para os interesses brasileiros”.

Senadores da oposição criticaram o governo brasileiro por privilegiar a relação com o Mercosul. Patriota, porém, lembrou que o Brasil se articula no plano internacional de diferentes formas e mantém relações privilegiadas com os integrantes da aliança do Pacífico que, em sua maioria, integram o bloco comercial do Mercosul, à exceção do México, além de se articular em outros blocos, como os Brics (com a Rússia, Índia, China e África do Sul).

patriota3cf8500c1_n

“Talvez estejamos lidando
com o êxito de marketing
que a Aliança do Pacifico
alcançou nos últimos meses”

O ministro destacou a importância estratégica do Mercosul para o Brasil. O, que constitui a quarta economia mundial, já registrou um crescimento de 290% no volume anual entre seus membros, desde sua criação. Atualmente, apenas a Guiana e o Suriname não integram a articulação comercial do Mercosul, entre os países do continente.

Patriota explicou que o Brasil pretende se fazer representar na Aliança do Pacífico por meio do Mercosul.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:

Aliança do Factoide: países do novo grupo já são aliados do Mercosul

To top