Aníbal comemora a liberação de entrada de 270 haitianos no Brasil

A decisão do governo brasileiro de liberar a entrada dos refugiados haitianos, isolados no Peru, foi comemorada, nesta segunda-feira (09/04), pelo senador Anibal Diniz (PT-AC). “Graças a Deus, foi tomada uma decisão acertada, uma decisão humana, de permitir que esses haitianos pudessem se juntar aos outros que foram recebidos no Brasil para tentar a sua sorte, uma nova vida aqui no Brasil”, afirmou o senador, no Plenário. De acordo com Aníbal, a autorização de entrada foi dada a cerca de 270 haitianos, que estavam acampados em condições subumanas na cidade de Inhapari, no Peru. A cidade faz fronteira com o município Assis Brasil, no Acre.

Segundo o senador, a decisão só  beneficia o grupo de 270 haitianos, que entrou no Peru até 31 de janeiro deste ano. No Brasil, eles vão receber visto de imigração por razões humanitárias e registro no Ministério do Trabalho. Com isso, eles poderão buscar um emprego formal no País.

“Quando o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Acre, o ex-deputado Nilson Mourão, chegou à cidade de Iñapari para dar a notícia aos refugiados,eles fizeram a associação imediata com a ressurreição de Jesus Cristo e disseram que a presidenta estava lhes proporcionando uma nova vida, um novo nascimento, com a decisão de aceitá-los em solo brasileiro para o recomeço de suas vidas, até aquele momento, sem o mínimo de perspectiva”, contou Diniz.

 

A entrada dos haitianos no Brasil começa nesta terça-feira (10/04). O transporte será feito em ônibus, disponibilizados pelo governo do Acre. Assim que eles chegarem a Rio Branco, serão cadastrados para receber a documentação. De acordo com o senador Aníbal Diniz, diversas empresas já estão aguardando a liberação dos haitianos para contratá-los. 

Eunice Pinheiro

Leia a íntegra do discurso do senador Anibal Diniz

To top