Aníbal comemora conquistas de 15 anos do PT no Acre

O senador destacou dados positivos da economia do estado na última década.

Aníbal comemora conquistas de 15 anos do PT no Acre

“Eu tenho certeza de que temos todas as
possibilidades de superar os entraves que
ainda restam, mas não podemos deixar de
comemorar os resultados que conseguimos”

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou o desenvolvimento de seu estado nos últimos 15 anos governados pelo PT. Ele elogiou o governo de Tião Viana, disse que o Acre está no caminho certo e tem melhorado a qualidade de vida de sua população. “Nós temos conseguido, ao longo desses 15 anos, mudar para melhor a qualidade de vida da população acriana”, afirmou.

O senador reconhece que ainda há muitos problemas a serem superados e disse acreditar no esforço do governador para vencê-los. “Eu tenho certeza de que temos todas as possibilidades de superar os entraves que ainda restam, mas não podemos deixar de comemorar os resultados que conseguimos. E foram resultados à custa de muitos esforços”, afirmou.

Aníbal citou documento organizado pelo governo de Viana, mostrando os resultados da economia do estado na última década. Segundo o relatório, o produto interno bruto (PIB) per capita subiu de R$ 4.887, em 2002, para R$ 11.555 em 2010. “Isso é uma prova inequívoca de que os investimentos feitos foram corretos e contribuíram para que a população elevasse sua condição de renda”, disse.

Além disso, o senador relatou que a taxa de desmatamento diminuiu no estado em 25%, entre 2012 e 2013, embora tenha aumentado no Brasil e na Amazônia. “A curva de tendência da taxa anual de desmatamento dos últimos dez anos no Acre aponta uma redução média de 40%, intercalada com pequenos aumentos em alguns anos. No entanto, sempre preservando a tendência de queda como efeito direto da política de desenvolvimento sustentável implementada nos últimos 14 anos”, explicou.

Aníbal Diniz também citou dados da área social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de crianças de 6 a 14 anos que frequentam a escola pública no Acre subiu de 84,2%, em 2004, para 92,2%, em 2011. No caso da mortalidade infantil, a cada mil nascidos vivos, a taxa caiu de 31,3 – em 2000 – para 13,9, em 2011. “É um dado também de saúde pública fantástico, que podemos tranquilamente dizer que está absolutamente de acordo com os parâmetros e com os desafios do milênio”, afirmou.

Segundo o senador, na área de desenvolvimento, o governo tem investido em projetos estratégicos, como a construção de casas na chamada Cidade do Povo, que pretende beneficiar 52 mil pessoas, e a pavimentação de ruas e a restauração da Rodovia BR-364. “O governador Tião Viana toda semana faz uma visita a BR-364. Dessa maneira, ele conseguiu, no trecho de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, fazer um processo de recuperação importante e avançar no trecho que falta ser concluído”, contou.

O investimento na indústria, o fortalecimento do setor marceneiro e a intensificação da mecanização agrícola são outras ações do governo do Acre destacadas por Anibal Diniz. Por fim, ele citou a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que busca atrair empresas. “Ela já está implantada e conseguiu o seu alfandegamento. Agora o desafio é atrair as empresas. Esse é um desafio muito grande, porque vivemos ainda um ambiente de crise”, disse.

Agência Senado

To top