Aníbal comemora desempenho da Faculdade de Direito do AC

Segundo ele, o curso superou USP e UnB no ranking da OAB nacional, aprovando 73,08% dos candidatos.

Aníbal comemora desempenho da Faculdade de Direito do AC

A 11ª colocação do Curso de Direito da UFAC – Universidade Federal do Acre no 6º Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi comemorada pelo senador Aníbal Diniz em plenário nesta segunda-feira.

A UFAC conquistou este reconhecimento por ter conseguido aprovar 73,08% de seus candidatos no concurso unificado da OAB, ficando muito à de suas concorrentes particulares – a Faculdade Barão do Rio Branco (Uninorte) e a Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao), que obtiveram, respectivamente, 24,53% e 13,43% de seus candidatos aprovados. A Universidade Federal do Acre foi, ainda, a única instituição federal de ensino superior da região Norte a figurar na lista das melhores instituições do gênero no Brasil, à frente inclusive, da USP – Universidade de São Paulo (12ª) e da Universidade de Brasília (UnB), (13ª) colocadas no ranking, que avaliou 20 cursos de Direito em todo o País.

A única faculdade particular a aparecer no ranking é a Escola de Direito da Universidade da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. “Essa notícia de que a Universidade Federal do Acre está na lista das instituições federais de ensino superior que obtiveram melhor aproveitamento no 6º Exame Unificado da OAB é motivo de orgulho para todos os acreanos, tanto os que fazem parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre, quanto todos os cidadão acreanos que sonham colocar seus filhos em uma universidade federal”, disse Aníbal Diniz, lembrando que a UFAC compete este ano 48 anos de criação.

Méritos próprios – Segundo informou o coordenador do curso de Direito da Universidade Federal do Acre, Dr. Francisco Raimundo Alves Neto, o Ministério do Desenvolvimento Social elegeu o projeto pedagógico da UFAC como sendo o terceiro melhor do Brasil. Ele destacou que os melhores professores de Direito do Estado, atualmente, lecionam na Universidade Federal do Acre, exatamente no Departamento de Direito.

“Em épocas passadas já se falou até no fechamento das universidades federais no Brasil e, com o governo Lula, nós tivemos um incremento todo especial, de apoio, de fortalecimento das instituições de ensino superior, instituições públicas. Hoje, nós temos um resultado fantástico como esse, (…), disse o senador.

O curso de bacharelado em Direito também foi avaliado pelo Ministério da Educação como o melhor curso de Direito da região Norte, alcançando a nota máxima, (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)

Segundo o senador, a UFAC obteve ainda o terceiro melhor projeto pedagógico de Direito do Brasil na avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social, e o melhor trabalho de pesquisa em Direitos Humanos, apresentado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, como o melhor trabalho de pesquisa em Direito.

O curso de Direito da UFAC também teve aprovada no ano passado a tese de doutoramento do Prof. Francisco Raimundo como uma das melhores teses sobre o ensino de Direito no Congresso Nacional, de pesquisa e pós-graduação em Direito.

A UFAC dispõe hoje de um corpo constituído de mestres, doutores e especialistas, com os melhores docentes do Acre, além de excelentes alunos, que são aprovados nos mais variados concursos públicos que têm exigência de formação na área do Direito.

“Quero apresentar também um voto de louvar ao Departamento de Direito, à coordenação do curso, aos alunos do curso de Direito e também à reitoria da nossa Universidade Federal do Acre por todo esse resultado que engrandece imensamente a nossa instituição de ensino superior pública do Estado, a nossa Universidade Federal do Acre”, finalizou o senador.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

To top