Aníbal critica preços abusivos dos hotéis durante a RIO + 20

Diárias de até 600 Euros já provocaram desistência da delegação holandesa.

Aníbal critica preços abusivos dos hotéis durante a RIO + 20

As altas tarifas cobradas pelos hotéis cariocas para hospedar as delegações brasileiras e estrangeiras à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, estão “na contramão dos esforços desenvolvidos pelo governo para assegurar o sucesso e a representatividade do evento”, avalia o senador Aníbal Diniz (PT-AC).

Nesta quinta-feira (10/05), a delegação holandesa comunicou à Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) que não enviará representantes à Rio+20 por causa dos altos preços de hospedagem, o que levou o colegiado a exigir explicações do setor e a pedir a imediata intervenção do prefeito do Rio, Eduardo Paes, para solucionar o problema.

“O empresariado hoteleiro está praticando tarifas extorsivas. Está certo o Senado em exigir preços minimamente aceitáveis”, afirmou Aníbal. “A postura dos hoteleiros é abominável”. De acordo com o comunicado recebido pela CRE, os hotéis estariam cobrando até 600 Euros por cada diária, durante a Rio +20.

As reclamações sobre o superfaturamento das diárias de hotéis não ficaram apenas no Senado Federal. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia,  afirmou que não contratará hotéis para hospedar os parlamentares que participarão da Rio + 20, enquanto o setor hoteleiro não voltar a praticar tabelas mais realistas.

“Enquanto o governo se esforça em realizar um grande evento para debater, entre outros temas, o desenvolvimento sustentável, o empresariado trabalha contra. Isso precisa ser resolvido”, se indignou Aníbal.


patriota_ag_senado100 chefes de Estado
A adesão dos países à Rio + 20 foi avaliada como satisfatória pelo ministro Antônio Patriota, que participou de uma audiência pública na CRE sobre conferência, na manhã desta quinta-feira (10/05). “Estamos bem satisfeitos pois, a um mês e meio da realização do evento, já temos mais 100 confirmações de chefes de Estado”. O ministro, porém, reconhece que o superfaturamento das diárias de hotéis no Rio de Janeiro é um fator de preocupação para o governo, que quer realizar um evento inclusivo, com um grande número de participantes.

Ouça a entrevista do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota
{play}images/stories/audio/patriota_1005.mp3{/play}
Clique com o botão direito para baixar o áudio

Saiba mais sobre a Conferência Rio + 20

http://www.rio20.gov.br/

To top