Aníbal defende prazo para mandatos de dirigentes esportivos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) debateu, nesta quarta-feira (28/11), propostas para limitar os mandatos de dirigentes de entidades esportivas. A reunião teve como objetivo instruir a análise de dois Projetos de Lei do Senado que estão em tramitação no colegiado: o PLS 253/12, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o PLS 328/10, do ex- senador Alfredo Cotait. Ambos buscam acabar com a prática de perpetuação de dirigentes esportivos no comando de federações e confederações.

Na reunião, senadores avaliaram que as propostas encontram resistência e que é fundamental a discussão do tema e a mobilização de atletas e dirigentes favoráveis às mudanças. Vice-presidente do Senado, Aníbal Diniz (PT-AC) analisou ser interessante e saudável que a democracia aconteça em todos os ambientes, inclusive o ambiente esportivo. “É fundamental que as pessoas que detenham poder sobre um coletivo tenham de, temporariamente, se submeter a esse coletivo para reforçar a legitimidade desse mandato”, defendeu.

Ausência de Nuzman incomoda

A ausência do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, foi lamentada por José Cruz durante a realização da audiência pública na Comissão de Educação. Por meio de ofício encaminhado ao colegiado, Nuzman alegou que não participaria do debate em função de compromissos da entidade no exterior.

O COB também recusou enviar um representante, alegando que o assunto deve ser tratado pelo próprio presidente da instituição. Nuzman foi eleito em outubro deste ano para o quinto mandato consecutivo à frente do comitê. “Não é saudável para o esporte brasileiro o Senado Federal promover um debate dessa importância e não ter um representante do COB”, afirmou o jornalista esportivo José Cruz.

Além dos senadores, ainda participaram da audiência o deputado Romário (PSB-RJ), o presidente da Fundação Gol de Letra e ex-jogador de futebol Raí; a presidente da Organização Não-Governamental Atletas pela Cidadania e ex-jogadora de vôlei Ana Moser, a ex-jogadora de basquete Hortência, e José Cruz.

Assessoria do senador Aníbal Diniz, com informações da Agência Senado

Conheça a íntegra do PLS 253/12 e do PLS 328/10

 


To top