Em pronunciamento ao plenário, Aníbal ressaltou a importância do evento para a juventude acriana, que tem a oportunidade de debater com renomados especialistas o tema central do evento, que é Ciência e Tecnologia numa Amazônia sem fronteira.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza reuniões anuais desde 1948, sempre com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. “É um fórum importante para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, espaço para debates de políticas públicas para a área de ciência e tecnologia”, destacou o senador.
Para que a SBPC pudesse se reunir em Rio Branco, Aníbal relata que diversas instâncias trabalharam em parceria. O Governo Federal, através dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, contribuiu para viabilizar o evento, que também contou com o apoio do governo do Acre e da prefeitura da capital. “Pela contribuição que historicamente aporta à humanidade, a ciência assume, cada vez mais, importância decisiva e influência no mundo contemporâneo”, avalia o senador. “Em nenhum outro momento da história, a ciência teve tanta relevância, protagonismo e implicações individuais e coletivas. É fato que a ciência influencia, direta e indiretamente, a vida da população mundial, com impactos importantes na flora e na fauna do Planeta”.
Para Aníbal, debates como os que estão ocorrendo em Rio Branco contribuem decisivamente para a construção de um Brasil melhor para todos. “Queremos estar preparados para os desafios que serão cada vez maiores neste nosso futuro cheio de tecnologias e repleto de exigências de novos conhecimentos. E, com isso, tenho certeza de que esta nova geração que vem aí estará muito melhor preparada para este futuro que se apresenta”, concluiu.