Aníbal destaca aumento da aprovação do Mais Médicos

Pesquisa da CNT mostra uma crescente aprovação do programa, registrada em 84,3% neste mês.

Aníbal destaca aumento da aprovação do Mais Médicos

“O Mais Médicos, injustamente criticado pela
oposição, conta, na verdade, com uma forte
aprovação popular. O Governo acertou em inovar”

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) subiu à tribuna plenário, na noite desta terça-feira (12), para ressaltar que os resultados positivos do programa Mais Médicos já estão refletindo nas pesquisas de opinião. Como prova, ele destacou a mais recente pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) que mostra uma crescente aprovação do programa, registrada em 84,3% neste mês. Na edição anterior a aprovação da política estava em 73,9%. Em julho, esse percentual era de 49,7%.

“Isto é muito relevante”, avaliou Aníbal. “O Mais Médicos, injustamente criticado pela oposição, conta, na verdade, com uma forte aprovação popular. O Governo acertou em inovar e instituir um programa que constitui uma vitória da sociedade brasileira.”

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o programa Mais Médicos tem por objetivo neutralizar a má distribuição de profissionais pelo País, levando médicos, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas periferias das cidades e nos municípios mais isolados do interior do Brasil. Além disso, a iniciativa conta com o aporte de recursos para investir na infraestrutura dos postos de saúde. “É curioso observar como, à medida que aumenta a informação, aumentam também a compreensão e os elogios ao programa”, afirmou o senador.

Aníbal Diniz observou que para a segunda etapa do programa, chegaram, nesta semana, em Fortaleza, 236 médicos cubanos. Segundo ele até a recepção aos médicos foi modificada.  “Ao contrário da cena lamentável que vimos em agosto, foi marcada por aplausos e frases de boas-vindas, uma recepção muito calorosa de quem está feliz com a presença desses médicos no Brasil”, disse.

Além de Fortaleza, os médicos serão encaminhados para outras quatro capitais brasileiras: São Paulo, com 300 profissionais, Brasília, com 1.872, Vitória, com 400 médicos, e Belo Horizonte, com 192 médicos. Ao todo, mais 3 mil médicos devem chegar ao Brasil nos próximos dias, e o Programa Mais Médicos chegará ao final deste ano com quase 7 mil profissionais atendendo a parcela mais carente da população. “Não há como negar o enorme ganho social. A cada oferta de mais médicos, cresce o acesso da população às unidades de saúde e ficam fortalecidos os serviços oferecidos na atenção básica do Estado”, observou o senador.

Atualmente, o programa já conta com 3.663 médicos, 819 brasileiros e 2.844 estrangeiros, que prestam atendimento à população de 1.098 Municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste do País.

“É sempre bom lembrar que esses profissionais não apenas chegam ao Brasil e começam a trabalhar. Antes de receberem o registro profissional provisório, pelo ministério, os médicos estrangeiros passam por uma avaliação de três semanas de curso e treinamento nos estados onde vão trabalhar”, esclareceu Aníbal.

Reconhecimento internacional
Nesta segunda-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório em que destaca as ações do governo brasileiro para solucionar as grandes disparidades geográficas no acesso a profissionais de saúde. Ao citar o Mais Médicos, a OMS destaca os investimentos e estratégias em curso para contornar a carência de profissionais nas periferias e interior do País.

Catharine Rocha
 

Leia mais:

Organização Mundial da Saúde destaca Mais Médicos

Na mídia: “O Programa Mais Médicos trará benefícios inegáveis”


To top