O senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou nesta quarta-feira (09/02), no plenário do Senado, os propósitos do governo do Acre para 2012, expostos pelo governador Tião Viana. As prioridades foram definidas com base no diálogo com a população acreana e no planejamento governamental. O objetivo, ressaltou o senador, é dar continuidade às profundas transformações que foram iniciadas no Estado há 13 anos, por meio da Frente Popular do Acre, e, ao mesmo tempo, executar futuras ações em favor das necessidades do Estado.
A estratégia do governo é a de promover desenvolvimento sustentável – o desenvolvimento econômico, com conservação dos recursos ambientais, inclusão econômica com redução das desigualdades sociais, e valorização da cultura. “Para realizar as proposições e desafios postos no planejamento compartilhado com a sociedade, o governo conseguiu, em pouco tempo, compor um portfólio de investimentos que alcança o valor de R$ 4,7 bilhões, reunindo operações de crédito, transferências voluntárias do Tesouro Nacional e programas especiais como o PAC e o Fundo Amazônia. O contrato com o BNDES, parceiro decisivo no financiamento do desenvolvimento do Acre, é de R$ 712 milhões”, destacou o senador, no pronunciamento.
Aníbal Diniz também ressaltou o fato de que o Acre mantém há 13 anos o equilíbrio das suas finanças, além de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O governo do Estado trabalha para incrementar a produtividade, a produção, e para diversificar o desenvolvimento das cadeias produtivas”, disse.
O senador citou as importantes iniciativas realizadas no Acre, como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), fundamental para impulsionar e efetivar a industrialização do Estado, e o projeto da piscicultura. “O projeto de fomento e fortalecimento da piscicultura, por exemplo, constrói tanques e açudes para os pequenos produtores de forma subsidiada. Em 2011 foram construídos 983 tanques e 186 açudes, beneficiando 816 famílias. Hoje, temos no Acre, uma grande motivação e mobilização de pequenos, médios e grandes produtores para a produção de peixes”, disse.
Para 2012, destacou Aníbal Diniz, há várias frentes de trabalho. Entre elas, a diversificação e o desenvolvimento das cadeias produtivas da produção rural, especialmente as cadeias produtivas de milho, abacaxi, maracujá, banana, açaí e leite, entre outras.
Para este ano, de acordo com o exposto pelo governador Tião Viana, o governo do Acre pretende ainda avançar na formação de famílias que se encontram em situação de extrema pobreza com foco no Plano Acre Sem Miséria, e dar continuidade ao desafio de proporcionar moradia digna para o povo do Acre. “Em 2011 foram entregues 4.141 unidades habitacionais nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, a maior parte para famílias na faixa de renda de
“Há previsão de ações envolvendo ainda a expansão da rede de energia elétrica na zona rural do Estado por meio do programa Luz para Todos. Até 2014, por exemplo, a intenção é implantar
Segundo Aníbal Diniz, o Estado está na trajetória correta de desenvolvimento. “Nas palavras e nos atos do governador Tião Viana vemos que o Acre está criando as condições acertadas de equilíbrio, de integração, e se preparando para um novo período de desenvolvimento”, afirmou.
Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz