Aníbal Diniz: adesão da Venezuela reforça o Mercosul

Mercosul ganha fôlego para tratar de temas fundamentais: a segurança energética e alimentar.

Aníbal Diniz: adesão da Venezuela reforça o Mercosul

O ingresso da Venezuela no Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) deu ao bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e o suspenso Paraguai um peso econômico e comercial ainda maior. Esse é o entendimento do senador Aníbal Diniz (PT-AC), que, em pronunciamento nesta quarta-feira (01/08), saudou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pelo que chamou de “conquista”.

Para o senador, a partir da entrada da Venezuela, o Mercosul ganha fôlego para tratar de dois temas fundamentais para o mundo: a segurança energética e a segurança alimentar. Afinal, o novo parceiro é grande produtor de petróleo, o que dá mais tranquilidade aos países-membros. Quanto à segurança alimentar, Aníbal acredita o novo parceiro pode assegurar a formação de novas parcerias, capazes de garantir a instalação de mais indústrias voltadas para a produção agrícola.

Sobre o Paraguai, o senador lembrou que o país não foi excluído e sim suspenso, em virtude da destituição do então presidente Fernando Lugo. “Tão logo tenha a situação democrática do país normalizada, o Paraguai certamente voltará a tomar seu assento no Mercosul”, assegurou.

“O bloco terá uma economia ainda mais significativa: um Produto Interno Bruto de cerca de US$ 3,3 trilhões, ou cerca de 80% do PIB sul-americano”, reforçou.

O Mercado Comum do Sul foi criado em 1991 para estimular o livre comércio na região.


Confira a íntegra do pronunciamento do senador Aníbal Diniz

 

Foto: Agência Senado

To top