Aníbal Diniz destaca bom rendimento do Acre no Ideb

Aníbal aponta que o Acre atingiu o quinto lugar no último ranking de desempenho do Ideb em 2011.

:: Da redação20 de agosto de 2012 20:47

Aníbal Diniz destaca bom rendimento do Acre no Ideb

:: Da redação20 de agosto de 2012

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou, nesta segunda-feira (20/08), no plenário do Senado, a consistência demonstrada pelos dados do Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB), apontando que o Acre atingiu o quinto lugar no último ranking nacional de desempenho de 2011.

“Com os últimos dados, podemos dizer que, de 2007 a 2011, o Acre superou as metas do Ideb estabelecidas pelo Ministério da Educação. Há mais de uma década, os números vêm mostrando a melhora do setor educacional no Acre. Os últimos resultados do Ideb, na semana passada, mostraram que as metas propostas pelo Ministério foram superadas graças ao aumento dos índices de avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental. Essa avaliação passou de 4,3 para 4,5. O crescimento também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, passando de 4,1 para 4,2”, registrou o senador, que lembrou a criação do Ideb, em 2007, se deu para avaliar a qualidade da educação oferecida pela rede oficial de ensino em nível nacional, estadual e municipal.

Aníbal ainda destacou que os índices na educação do Acre começaram a subir nos últimos 13 anos, com o apoio de diretores de escolas e professores. Segundo ele, a participação desses profissionais é parte importante do resultado positivo obtido.

“O Acre se destaca quando comparamos os índices de toda a rede estadual acriana com os índices totais das redes da Região Norte. E isso, é mérito do sistema de educação implantado no Estado do Acre a partir da experiência exitosa no Governo de Jorge Viana. Temos consciência e certeza de que os índices positivos que vemos hoje refletem um esforço que começou há mais de uma década. Hoje, as melhores escolas públicas estaduais, do primeiro ao quinto ano, no Acre, estão bem distribuídas nas quatro regiões do Estado”, ressaltou.

Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) parabenizou o colega pelo tema abordado na tribuna da Casa, e disse que a atual gestão do governo acriano colhe os frutos de uma gestão eficiente na área da educação, implantada pelo antigo secretário da pasta.

“Felizmente nosso estado segue em frente. Nós começamos uma grande mudança na educação no Acre tendo como Secretário de Educação o secretário Binho, que depois assumiu o governo. E esse projeto que tem na sua maior prioridade a educação, agora com o Governador Tião Viana, explicitamente colhe bons frutos”, destacou Viana.

Leia a íntegra do discurso do senador Aníbal Diniz

Leia também