Aníbal Diniz destaca projeto moveleiro sustentável

Um marco do projeto de desenvolvimento sustentável executado pelo governo do Acre através dos governos da Frente Popular nos últimos 13 anos.

Um marco do projeto de desenvolvimento sustentável executado pelo governo do Acre através dos governos da Frente Popular nos últimos 13 anos. Assim o senador Aníbal Diniz (PT-AC) definiu a consolidação do Parque Industrial Florestal de Cruzeiro do Sul e do primeiro Pólo Moveleiro do estado, instalado no Vale do Juruá e inaugurado, neste final de semana, com a presença do governador Tião Viana e outras autoridades.

“Foram entregues 15 dos 16 galpões do parque industrial. O último, de uso coletivo, está em fase de conclusão e beneficiará mais de 20 marceneiros. Além das concessões para os marceneiros utilizarem os galpões, o governo entregou também área administrativa, estufa e serraria portátil, de uso comum a todos” detalhou Diniz.

Ele destacou que o investimento permitirá a concretização de uma cadeia produtiva para agregar valor aos produtos florestais. Além disso, segundo ele, o Pólo vai gerar benefícios sociais e utilizar uma base florestal. Ou seja, as indústrias devem utilizar, de forma sustentável, matérias-primas de origem florestal – especialmente madeira, óleos e alimentos.

“O complexo industrial de base florestal instalada em Cruzeiro do Sul vai processar, por ano, quando estiver em sua plena capacidade, pelo menos 100 mil metros cúbicos de madeira”, previu.

Aníbal disse que o projeto deve muito “à ousadia do governador Tião Viana, que conseguiu assegurar que a BR 364 tivesse trafegabilidade plena durante o último inverno”. Ele destacou que agora é importante investir também na extensão do Linhão da Eletrobrás, para modificar a performance da energia consumida tanto pelas empresas quanto para o uso doméstico das pessoas em Cruzeiro do Sul, Porto Walter e dos demais municípios das proximidades.

O senador lembrou que, atualmente, todos os municípios citados utilizam energia que é gerada a partir de óleo combustível, óleo diesel. Segundo ele, a modificação da matriz energética da região é essencial não só por conta da economia, mas também pela redução da emissão de poluentes.

To top