Aníbal Diniz elogia enfoque federal no ensino técnico

“O foco é a produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos", disse.

A importância da implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) foi destacada pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC) em discurso no Senado, na tarde desta quarta-feira (11/07). Ele elogiou a decisão do Governo Federal que, desde o primeiro mandato do presidente Lula, vem ampliando a rede de ensino técnico, em todo o País, “garantindo, a um número cada vez maior de jovens e adultos, a oportunidade de acesso ao crescimento pessoal e a um futuro melhor”.

Além da educação profissional técnica de nível médio, os institutos federais oferecem educação superior e cursos de formação continuada a trabalhadores, com o objetivo de capacitar, aperfeiçoar e especializar profissionais em todos os níveis de escolaridade. “O foco é a produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. É o estímulo a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda”, destacou Aníbal.

O IFAC iniciou suas atividades em 2010, com cinco eixos tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança; Recursos Naturais; Licenciatura; Gestão e Negócios e Informação e Comunicação. Em 2011 foi adicionado mais um novo eixo, o Apoio Escolar. Este ano, em 2012, tivemos mais um novo eixo, o de Controle e Processos Industriais. E para 2013 estão previstos mais dois novos eixos, Produção Alimentícia e Infraestrutura. Dessa forma, o IFAC contará com oito Eixos Tecnológicos a partir de 2013.

Aníbal destacou o crescente aumento do número de alunos no IFAC, de 400, em 2010, para 2.173 em 2012. “E a perspectiva é de crescimento”, afirma o senador. Até 2015, a previsão é que o instituto ofereça 6.190 vagas. 

To top