Aníbal: “Grato ao PT e aos pares pela eleição a 1ª vice”

Senador Aníbal sobe a tribuna um depois de ser eleito vice-presidente para agradecer.

Aníbal: “Grato ao PT e aos pares pela eleição a 1ª vice”

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para fazer um reconhecimento e um agradecimento especial a todos os meus pares desta Casa pela oportunidade que me foi dada de me tornar vice-presidente do Senado Federal. Foram 61 votos de 65 senadores e senadoras presentes.

Quero fazer este agradecimento especial, primeiro, à Bancada do Partido dos Trabalhadores por ter-me indicado, por unanimidade e depois ao conjunto dos senadores e senadoras desta Casa, porque homologaram, através do voto, aquilo que foi indicação da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

E faço este agradecimento de maneira muito sensibilizada exatamente porque não planejei isso para a minha vida. Foi acontecendo de acordo com as possibilidades, com as situações criadas. E eu, como sou uma pessoa de fé, acredito que as coisas na vida da gente vão acontecendo de acordo com os desígnios de Deus. Então, muito provavelmente, foi Deus quem definiu esta possibilidade para a minha vida.

Sou muito agradecido a Deus por isso. Sei que Ele não escolhe os preparados. Ele prepara aqueles que escolhe. Então, sinto-me um escolhido para esta missão. Tenho certeza de que Deus vai me ajudar, vai me dar sabedoria e entendimento para seguir em frente e fazer este trabalho da melhor maneira possível, com a ajuda de todos os Senadores, até o dia 2 de fevereiro de 2013.

Gostaria de fazer um agradecimento especial também ao Senador José Sarney, presidente desta Casa, por dois motivos: pela honra que tive quando ele me deu posse aqui, como Senador da República, no dia 21 de dezembro de 2010; e agora pela honra que tive de, novamente, ser empossado por ele como 1º vice-presidente desta Casa.

O senador Sarney tem uma longa trajetória de vida pública, uma longa trajetória de mandatos eletivos e, do ponto de vista da disputa eleitoral e do reconhecimento da sociedade, ele é uma pessoa inspiradora para todos os que estudam a política, que vivem a política. E para mim foi motivo de grande honra ser empossado como 1º vice-presidente desta Casa, pelas mãos do presidente senador José Sarney e, principalmente, pelas palavras de consideração, respeito e confiança que ele, representando todos os senadores desta Casa, manifestou a meu respeito.

Sinto-me muito sensibilizado com as palavras de carinho que recebi de cada um dos senadores ontem nesta Casa e, particularmente, pelas palavras do presidente porque são vêm da pessoa que representa o conjunto do Senado Federal.

Gostaria de dizer também que quando assumi o mandato no dia 21 de dezembro de 2010 eu fiz citação a um poema que é de autor desconhecido. Quem me foi dado conhecimento por um grande amigo do Acre, o Cacá, Carlos Alberto, que trabalha no gabinete do senador Jorge Viana e é uma pessoa que tem um espírito bem voltado para a Filosofia, que está sempre com muitas reflexões. E ele fez uma reflexão que me chamou muito a atenção, exatamente num dia que fazíamos um encontro do Partido dos Trabalhadores:

“Você sabe por que o mar é tão grande, tão imenso, tão poderoso? É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber de todos, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas, sim, uma ilha”.

Citei esse poema no ato da minha posse para dizer que considero este Senado Federal um poço de sabedoria com a soma do conhecimento que está presente em cada um dos senadores e senadoras. Quis dizer que eu procuraria ser disciplinado no sentido de tentar aprender com todos. Então, eu queria buscar ter a humildade que o mar tem frente aos rios. Eu gostaria de estar em condição de receber ensinamentos de todos que compõem esta Casa. Assim, eu acredito – e acreditava naquele momento e reafirmo a minha crença – que só conseguimos crescer quando recebemos de todos.

Aqui no Senado Federal, mesmo com todas as nossas divergências, com posicionamentos conflitantes em relação a temas, temo que reconhecer que é a Câmara Alta da Nação onde estão ex-governadores, ex-presidentes, ex-ministros, ex-prefeitos, pessoas que já tiveram experiência na vida pública, como integrantes do Ministério Público Federal e Estadual, juristas, pessoas da mais alta competência. Então, eu me coloco todos os dias como um estudante aplicado que procura aprender o máximo possível desta Casa.

E o meu maior compromisso, nestes quatro anos que estarei aqui no Senado Federal – dois deles já estão para acabar – é exatamente procurar aprender o máximo deste Brasil que é maravilhoso com sua diversidade. Acho que o Senado Federal é a Casa que representa o Brasil com maior precisão porque tem representação igual dos Estados. Seja do estado de Rondônia, seja do estado do Acre ou do estado de São Paulo, com seu imenso contingente populacional.

Sinto-me muito feliz por estar aqui presente, aprendendo com os colegas senadores e quero manter este espírito disciplinado de aprendizado com todos.

Agradeço cada um dos ensinamentos, em cada pronunciamento, em cada defesa de matéria e a minha presença aqui em plenário sempre foi de maneira muito espontânea, independentemente de estar presidindo ou não exatamente porque sei que cada senador que ocupa a tribuna traz um pouquinho do Brasil para debate nesta Casa. Por isso, eu me sinto conhecendo muito mais do Brasil e dominando muito mais as realidades e as peculiaridades de cada uma das regiões quando me dou ao trabalho de dedicar atenção a cada pronunciamento que é feito aqui.

Sou muito agradecido e feliz pela minha indicação, pela confiança que todos depositaram em mim para ser, durante estes quatro meses e alguns dias, 1º vice-presidente do Senado Federal.

Recebo com alegria e com apreensão. Alegria pela confiança demonstrada, pelo respeito. Tensão porque eu sei que uma missão a mais, exige também maior dedicação, maior esforço e quero fazer de tudo para que o povo do Acre seja dignificado através deste mandato, através do meu trabalho aqui no Senado Federal.

Eu quero cumprir um mandato que seja motivo de honra e de respeito do povo acreano, que é o povo que nos elegeu através da chapa Tião Viana e Anibal Diniz. Tivemos duas vitórias: em 2006, quando Tião Viana foi eleito senador, comigo sendo o 1º suplente e depois, em 2010, quando foi confirmado que eu assumiria o mandato, após Tião Viana ter sido eleito governador e, com essa decisão do povo do Acre, eu acabei me tornando Senador da República.

Então, agradeço imensamente esta oportunidade, este momento da minha vida.

Agradeço à minha família, à minha esposa Elisângela, às minhas filhas Janaína e Ana Beatriz, que são pessoas que sempre estão do meu lado, ajudando-me em todas as dificuldades, partilhando comigo os momentos difíceis.

E agradeço muito aos meus companheiros do Partido dos Trabalhadores, aqui do Senado e lá do Acre, que têm partilhado comigo todos esses momentos.

Nas situações difíceis, estão sempre ao lado. Nas situações em que temos uma vitória, estão todos comemorando conosco. Então, é algo que é motivo de muita alegria. Por isso, agradeço imensamente aos meus companheiros do Partido dos Trabalhadores

(…)

Termino este pronunciamento cumprimentando também a nossa senadora Marta Suplicy pela sua posse que aconteceu hoje. Tive a honra de participar com ela no Palácio do Planalto. Tomou posse como Ministra da Cultura e comemorou a aprovação do Sistema Nacional de Cultura que aprovamos ontem. Foi a primeira matéria aprovada aqui no Senado sob a minha Presidência. De tal maneira que estamos completamente solidários também com a senadora Marta Suplicy, agora Ministra da Cultura que, certamente, vai dar continuidade a essa política de cultura que faz o Brasil ser conhecido por todos os brasileiros, respeitado por todos os brasileiros e amado por todos os brasileiros, porque o melhor do Brasil é o povo brasileiro e o povo é quem simboliza melhor a cultura do nosso País.

Foto: Agência Senado

To top