O senador Aníbal Diniz (PT-AC) participou nesta segunda-feira de um desafio com o ex-campeão mundial e um dos maiores jogadores de xadrez do mundo, Garry Kasparov. O enxadrista russo é considerado uma verdadeira lenda do xadrez e enfrentou simultaneamente 13 adversários, entre eles o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o senador Aníbal, autoridades do governo e enxadristas de projetos sociais.
O evento, com proposta educativa, foi realizado no Sebrae, em Brasília, e reuniu ainda o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e 150 alunos de escolas públicas do Distrito Federal. Mercante convidou a campeã brasileira e sul-americana de xadrez Katherine Vescovi para participar do jogo
Considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos, Kasparov defendeu a importância do xadrez para estimular o crescimento pessoal. Ele foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez: venceu o campeonato em 1985, quando tinha 22 anos.
As conquistas de Kasparov também o colocaram como o número um do mundo quase continuamente de 1986 até sua aposentadoria, em 2005. Ele tem a classificação mais alta e recebeu onze vezes o recorde de Chess Oscars.
Para o senador Aníbal Diniz, titular da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, essa iniciativa do governo do Distrito Federal e do Ministério da Ciência e Tecnologia amplificou enormemente o interesse dos estudantes pelo xadrez. “É importante que os alunos tenham contato desde cedo com o xadrez, um jogo estratégico capaz de fortalecer a inteligência e ensinar às crianças, e a todos, a pensar na tomada de decisões e
Após pouco mais de uma hora de jogo, Kasparov venceu todas as partidas. Com bom humor, Aníbal Diniz destacou que a oportunidade foi única. “Jogar com o campeão foi uma emoção indescritível. Cada lance que “sobrevivi” teve um prazer especial”, disse o senador.
O xadrez é um dos jogos de estratégia mais populares do mundo. É praticado por milhões de pessoas em torneios amadores ou profissionais em clubes, escolas, pela Internet ou mesmo informalmente. A estimativa, hoje, é que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo saibam jogar xadrez. Desse total, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.
Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz
Foto: Alberto Ruy
Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado