Aníbal participa de desafio de xadrez com campeão Kasparov

Aníbal participa de desafio de xadrez com campeão Kasparov

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) participou nesta segunda-feira de um desafio com o ex-campeão mundial e um dos maiores jogadores de xadrez do mundo, Garry Kasparov. O enxadrista russo é considerado uma verdadeira lenda do xadrez e enfrentou simultaneamente 13 adversários, entre eles o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o senador Aníbal, autoridades do governo e enxadristas de projetos sociais.

O evento, com proposta educativa, foi realizado no Sebrae, em Brasília, e reuniu ainda o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e 150 alunos de escolas públicas do Distrito Federal. Mercante convidou a campeã brasileira e sul-americana de xadrez Katherine Vescovi para participar do jogo em seu lugar. Aos 12 anos, Katherine, filha de Giovanni Vescovi, heptacampeão brasileiro de xadrez, é a mais jovem mestre do xadrez brasileiro.

Considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos, Kasparov defendeu a importância do xadrez para estimular o crescimento pessoal. Ele foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez: venceu o campeonato em 1985, quando tinha 22 anos.

As conquistas de Kasparov também o colocaram como o número um do mundo quase continuamente de 1986 até sua aposentadoria, em 2005. Ele tem a classificação mais alta e recebeu onze vezes o recorde de Chess Oscars.

Para o senador Aníbal Diniz, titular da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, essa iniciativa do governo do Distrito Federal e do Ministério da Ciência e Tecnologia amplificou enormemente o interesse dos estudantes pelo xadrez. “É importante que os alunos tenham contato desde cedo com o xadrez, um jogo estratégico capaz de fortalecer a inteligência e ensinar às crianças, e a todos, a pensar na tomada de decisões e em suas conseqüências. Essa iniciativa de trazer o maior campeão dos campeões para jogar em Brasília multiplicou por milhões as atenções do público pelo xadrez”, afirmou.

Após pouco mais de uma hora de jogo, Kasparov venceu todas as partidas. Com bom humor, Aníbal Diniz destacou que a oportunidade foi única. “Jogar com o campeão foi uma emoção indescritível. Cada lance que “sobrevivi” teve um prazer especial”, disse o senador.

O xadrez é um dos jogos de estratégia mais populares do mundo. É praticado por milhões de pessoas em torneios amadores ou profissionais em clubes, escolas, pela Internet ou mesmo informalmente. A estimativa, hoje, é que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo saibam jogar xadrez. Desse total, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz
Foto: Alberto Ruy

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top