Aníbal participa de reunião no parlamento haitiano

Na pauta, a cooperação entre Brasil e Haiti, principalmente entre os Parlamentos.

Os integrantes da Comitiva da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senadores Aníbal Diniz (PT-AC), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), foram recebidos por senadores haitianos, em Porto Príncipe, durante visita ao País, esta semana. Na pauta, a cooperação entre os dois países, principalmente entre as instituições parlamentares.

Segundo o presidente do Senado Haitiano, Dieiseul Simon Desras, as conversas giraram em torno de questões relativas à modernização das eleições, dos portos, ao fornecimento de energia e à segurança alimentar, além do reforço da Polícia Nacional do Haiti.

Com respeito ao voto eletrônico, em que o Brasil detém domínio total da tecnologia, o senador haitiano destacou que o Brasil, como o Haiti, passou por uma ditadura e hoje está muito avançado na prática democrática, inclusive com o voto eletrônico, cuja experiência poderá ajudar bastante ao seu país.

O senador Jocelerme Privert enfatizou a importância da cooperação brasileira na questão da energia elétrica, manifestando sua confiança de que os senadores brasileiros em visita ao país podem “contribuir enormemente para atrair investimentos brasileiros neste setor”.

Segundo ele, o Haiti dispõe de 500 MW de energia elétrica para suprir seus 10 milhões de habitantes, apesar dos investimentos que têm sido feitos e a despeito de o país oferecer toda sorte de incentivos fiscais e alfandegários aos investidores que quiserem fazer negócios neste setor.

O senador Aníbal Diniz (PT/AC) explicou visita da missão de senadores brasileiros tinha como objetivo reforçar a amizade entre os dois países, sobretudo através de seus parlamentos.

Segundo ele disse aos parlamentares haitianos, o Brasil está interessado em continuar com a sua cooperação ao Haiti em vários setores, como o de tecnologia, energia e organização de eleições. Ele garantiu que o parlamento brasileiro está disposto a trabalhar para aumentar as relações com o país.

De Porto Príncipe, a comitiva seguiu para Havana e regressou ao Brasil na última quinta-feira (17).

Com informações da Agência Senado e da Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

Leia mais:

Aníbal participa de visita oficial a Cuba e ao Haiti

 

To top