Aníbal: Plano Safra é um grande passo para o desenvolvimento

Segundo ele, as medidas fortalecem políticas para a juventude do meio rural e estimulam a melhoria das atividades.

Aníbal: Plano Safra é um grande passo para o desenvolvimento

O Plano Safra para a Agricultura Familiar 2012/2013, lançado nesta quarta-feira (04/07), pela presidenta Dilma Rousseff, foi considerado, pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC), um grande passo para o desenvolvimento agrícola. Durante discurso em Plenário, Aníbal afirmou que as novas medidas fortalecem as políticas públicas voltadas para a juventude do meio rural e estimulam a melhoria das atividades, evitando as perdas geradas por problemas climáticos e incentivando a organização econômica dos agricultores.

“O Plano Safra trouxe boas notícias. O texto estabelece que o valor total para implementação das medidas para a agricultura familiar na safra 2012-2013 será de R$ 22,3 bilhões para crédito, seguro, assistência técnica e extensão rural e garantia de preços e comercialização”, afirmou o senador. Ele elogiou também o aumento do limite de financiamento para todas as linhas de custeio, investimento e comercialização. Em todas as modalidades, a taxa de juros agora será menor que 4%. Antes, era 4,5%.

Acre

De acordo com Aníbal, no Acre, as medidas anunciadas pelo governo vão beneficiar 25.187 propriedades de agricultores familiares, ou seja, 85% dos imóveis rurais de todo o estado. “São imóveis que ocupam 43% da área total e são responsáveis por 83% do pessoal ocupado no meio rural, além de 69% do Valor Bruto da Produção Agropecuária do Acre”, afirmou.

Ao falar sobre o peso da agricultura familiar na economia brasileira, Aníbal explicou que ela sozinha é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no País e representa uma alavanca de peso para a geração de emprego e renda no meio rural.

“No Brasil, a agricultura familiar conta com mais de 4,3 milhões de unidades produtivas, o que significa 84% do número de estabelecimentos rurais do País. É um segmento produtivo importante, que responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB); 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária; e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural – isso representa 12,3 milhões de pessoas”, disse o senador.

Leia a íntegra do discurso do senador Aníbal Diniz

To top