Aníbal quer bancadas unidas pela ponte do Abunã

A estrada liga é importante para garantir o escoamento dos produtos da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do País;

As verbas necessárias para a recuperação integral de toda a rodovia BR 317 (conhecida como rodovia do Pacífico) estão asseguradas. A garantia foi dada pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos, ao senador Aníbal Diniz em audiência na última sexta-feira (13/04).  A estrada – que liga a divisa do Estado do Amazonas a Assis Brasil no Acre, passando por Rio Branco e Senador Guiomard – é importante para garantir o escoamento dos produtos da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do País.

No último dia 04/04, o Diário Oficial da União publicou o Ato Declaratório de alfandegamento da ZPE de Senador Guimard, no Acre. Alfandegamento é a autorização da Receita Federal para que em determinado ponto do território, como portos, aeroportos e localidades de fronteira, possa-se efetuar a entrada ou saída de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinada. Essa é uma etapa essencial para que para que sejam instituídos os benefícios fiscais na importação e na compra de insumos para a ZPE. 

O próximo passo será encaminhar para o Conselho Nacional das ZPE’s os planos de negócios das empresas interessadas. A estimativa é de ter empresas no ramo de cosméticos, polpa de fruta, colchões, montagem de motocicletas, água mineral, transformadores elétricos e produtos recicláveis. Com a aprovação do plano de negócio, a construção das plantas industriais deve ser iniciada em até 90 dias, e a operação das fábricas deve começar em até 18 meses

“A conversa com o ministro foi muito produtiva, no sentido de que, se o Ministério dos Transportes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo Federal garantirem a liberação dos recursos no calendário previsto, haverá, também a inauguração da BR-364, que estará plenamente concluída de Rio Branco a Cruzeiro do Sul no mês de setembro ou de outubro deste ano de 2012”, antecipou o senador, durante pronunciamento em plenário.

A recuperação completa do trecho da BR 364, que vai da divisa de Rondôna, em Abunã, até Sena Madureira (AC) depende, porém da construção da ponte sobre o Rio Abunã. “Só temos o compromisso de que o Governo da Presidenta Dilma não termina sem que essa obra seja iniciada. Infelizmente, porém, não podemos dizer que houve um avanço significativo, porque não houve”, lamentou o senador Aníbal.

Para resolver o problema, o senador acreano propôs que as bancadas federais do Acre e de Rondônia se unam para obter a garantida por parte do Governo Federal de que a obra será mesmo realizada. “Chegou o momento de juntarmos nossas bancadas para promovermos uma conversa uníssona, na qual possamos manifestar o interesse total desses dois estados no sentido de que aconteça essa ponte”, justificou o senador.

Com a assinatura dos convênios que vão garantir a conclusão da BR 364 e a recuperação da BR 317, o senador espera um novo fôlego para que o Governo do Estado possa fazer maiores investimentos em ramais.

Com informações da assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

To top